Título da Aula: "Descobrindo Efeitos e Fortalecendo Vínculos com Tecnologia"
Idade: Bebês de 0 a 1 ano e seis meses
Campo de Experiência: “O Eu, O Outro e O Nós”
Duração: Até 50 minutos
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento (Baseado em EI01EO01):
- Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos.
- Desenvolver a afetividade por meio de interações positivas.
Recursos Tecnológicos:
- Dispositivo móvel, tablet ou computador.
- Canais infantis de músicas e vídeos infantis.
- Músicas e vídeos infantis apropriados.
Procedimento:
1. Boas-vindas (5 minutos):
Cumprimente as crianças e auxiliar de maneira afetuosa.
Crie uma atmosfera acolhedora e segura.
2. Momento de Exploração Livre (10 minutos):
Coloque o dispositivo móvel, tablet ou computador em um local onde todos possam ver e ouvir.
Reproduza vídeos infantis apropriados de canais infantis de música ou desenhos animados.
Incentive os bebês a explorarem visualmente os vídeos e as músicas. Observe como eles reagem.
3. Atividade de Espelho (10 minutos):
Posicione o dispositivo de forma que os bebês possam se ver em uma chamada de vídeo com o professor ou através de um vídeo gravado anteriormente.
Ajude-os a tocar a tela para interagir com as imagens refletidas.
Comente sobre o que eles veem e incentivem as interações.
4. Canções e Movimento (10 minutos):
Reproduza músicas infantis alegres e envolventes nos canais de música infantil.
Convide as crianças e auxiliar a dançarem e se movimentarem ao ritmo da música.
Inclua canções que envolvam movimentos físicos, como bater palmas e balançar.
5. Hora da História (5 minutos):
Utilize o dispositivo para ler ou mostrar uma história curta e colorida às crianças e auxiliar.
Mostre as ilustrações e comente sobre as ações dos personagens.
6. Momento de Relaxamento (5 minutos):
Encoraje todos a se sentarem confortavelmente com o dispositivo à vista.
Reproduza músicas infantis suaves para criar um momento tranquilo e relaxante.
7. Discussão e Reflexão (5 minutos):
Após as atividades, promova uma discussão com a(o) auxiliar sobre como as crianças interagiram durante a aula, usando o dispositivo como ferramenta de observação.
Destaque como as crianças perceberam os efeitos de suas ações ao interagir com os vídeos e músicas.
8. Encerramento (5 minutos):
Despeça-se carinhosamente das crianças.
Reforce a importância das interações afetuosas no desenvolvimento das crianças.
Com essas adaptações, o plano de aula utiliza os recursos tecnológicos, como dispositivos móveis e vídeos infantis, para criar uma experiência envolvente e interativa que permitirá às crianças explorar, interagir e desenvolver vínculos, mesmo à distância.
Sites em Português Brasileiro com histórias curtas e coloridas que você pode usar como recurso para o plano de aula "Descobrindo Efeitos e Fortalecendo Vínculos com Tecnologia":
Toda Criança Pode Aprender (TCPA): O TCPA oferece uma coleção de histórias em vídeo e animações educativas para crianças, abordando diversos temas de maneira educativa e lúdica. Acesse o site aqui.
TV Escola: O portal da TV Escola oferece uma série de programas e vídeos educacionais para crianças, incluindo histórias e conteúdo voltado para o desenvolvimento infantil. Acesse o site aqui.
Mundo Bita: Mundo Bita é uma série de animação infantil com músicas e histórias coloridas que são envolventes para crianças pequenas. O site inclui vídeos, jogos e atividades interativas. Acesse o site aqui.
Ticolicos: O Ticolicos oferece histórias em vídeo e jogos educativos para crianças. As histórias são adequadas para bebês e crianças pequenas, com ilustrações coloridas e narrativas simples. Acesse o site aqui.
Cocoricó: O site do programa Cocoricó oferece vídeos, jogos e atividades relacionadas ao programa de televisão infantil. As histórias e personagens são populares entre as crianças pequenas. Acesse o site aqui.
Lembre-se de verificar se o conteúdo é apropriado para a faixa etária dos bebês e se está alinhado aos objetivos da aula. Esses sites devem fornecer histórias e recursos visuais interessantes para enriquecer a experiência das crianças durante a aula.
Comentários
Postar um comentário