A Linguagem e o Pensamento da Criança de Jean Piaget - Cap 5


No quinto capítulo do livro A Linguagem e o Pensamento da Criança de Jean Piaget, ele discute o desenvolvimento da linguagem infantil no estádio operacional formal (11-15 anos). Ele argumenta que as crianças neste estágio começam a desenvolver a capacidade de pensar abstratamente e de usar a linguagem para comunicar ideias e conceitos complexos.

Piaget também discute o desenvolvimento da capacidade de raciocínio hipotético-dedutivo no estágio operacional formal. Ele argumenta que as crianças neste estágio começam a desenvolver a capacidade de pensar sobre possibilidades e de usar a linguagem para expressar argumentos hipotéticos.

Por fim, Piaget discute o desenvolvimento da capacidade de pensamento abstrato no estágio operacional formal. Ele argumenta que as crianças neste estágio começam a desenvolver a capacidade de pensar sobre conceitos abstratos, como justiça, amor e beleza.

Estas são algumas das conclusões de Piaget sobre o desenvolvimento da linguagem infantil no estágio operacional formal:

  • As crianças neste estágio começam a desenvolver a capacidade de:
    • Pensar abstratamente.
    • Usar a linguagem para comunicar ideias e conceitos complexos.
    • Raciocínio hipotético-dedutivo.
    • Pensamento abstrato.

Piaget argumenta que o desenvolvimento da linguagem infantil no estágio operacional formal é um processo gradual que ocorre ao longo de um período de vários anos. Ele também argumenta que o desenvolvimento da linguagem é influenciado por uma variedade de fatores, incluindo a maturação biológica, o ambiente social e o desenvolvimento cognitivo.

Trago aqui alguns exemplos específicos de como as crianças no estágio operacional formal usam a linguagem:

  • Elas podem usar a linguagem para:
    • Discutir conceitos abstratos, como justiça, amor e beleza.
    • Expressar argumentos hipotéticos.
    • Comunicar ideias e conceitos complexos.

O desenvolvimento da linguagem infantil no estágio operacional formal é um processo importante que ajuda as crianças a se tornarem mais capazes de pensar e aprender.

Aqui estão alguns pontos adicionais que podem ser destacados no resumo do quinto capítulo do livro A Linguagem e o Pensamento da Criança de Jean Piaget:

  • Piaget argumenta que a fala egocêntrica, que é comum no estágio operacional pré-operacional, diminui significativamente no estágio operacional formal.
  • As crianças no estágio operacional formal começam a usar a linguagem de maneira mais social e cooperativa.
  • As crianças no estágio operacional formal começam a usar a linguagem de maneira mais reflexiva e crítica.

Piaget acredita que o desenvolvimento da linguagem infantil é uma parte importante do desenvolvimento cognitivo. Ele argumenta que a linguagem é uma ferramenta essencial para o pensamento e para a aprendizagem.

Observação: Este é o último capítulo do livro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula para a identificação de símbolos, com o uso de tecnologia

Plano de aula: Transformação de Números Decimais em Binários

Ferramentas de Anotação e Colaboração: Saiba como usar aplicativos e softwares para promover a colaboração entre os alunos.