Plano de Aula: Descobrindo Efeitos e Fortalecendo Vínculos


Título da Aula:
"Descobrindo Efeitos e Fortalecendo Vínculos"

Idade: Bebês de 0 a 1 ano e seis meses

Campo de Experiência: “O Eu, O Outro e O Nós”

Duração: Até 50 minutos

Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento (Baseado em EI01EO01):

  • Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos.
  • Desenvolver a afetividade por meio de interações positivas.


Materiais Necessários:

  • Brinquedos sensoriais (como chocalhos, bolas macias, panos coloridos, brinquedos musicais).
  • Colchonetes macios ou tapetes.
  • Música suave.
  • Espelho.
  • Almofadas.


Procedimento:

1. Boas-vindas (5 minutos):

Cumprimente as crianças maneira afetuosa.

Crie uma atmosfera acolhedora e segura.


2. Momento de Exploração Livre (10 minutos):

Disponha os brinquedos sensoriais no chão em um ambiente seguro.

Encoraje os bebês a explorarem os brinquedos livremente.

Observe como eles interagem com os objetos e uns com os outros.


3. Atividade de Espelho (10 minutos):

Coloque o espelho com segurança próximo aos bebês para que eles possam se ver.

Ajude-os a tocar o espelho e observar suas próprias ações.

Comente sobre o que eles veem ("Você está sorrindo para o bebê no espelho!").


4. Canções e Movimento (10 minutos):

Cante canções suaves enquanto movimenta os bebês suavemente.

Inclua canções que envolvam movimentos, como "Roda, roda, roda o bebê".

Isso permite que eles percebam os efeitos de suas ações ao se moverem.


5. Hora da História (5 minutos):

Leia uma história curta e colorida para os bebês.

Aponte para as ilustrações e comente sobre as ações dos personagens.


6. Momento de Relaxamento (5 minutos):

Coloque almofadas macias no chão.

Encoraje os bebês a se deitarem e relaxarem, proporcionando um momento tranquilo e aconchegante.


7. Discussão e Reflexão (5 minutos):

Converse com a(o) auxiliar sobre como os bebês interagiram durante a aula.

Destaque como eles perceberam os efeitos de suas ações nos brinquedos, no espelho e nos movimentos.

Incentive a(o) auxiliar a continuar promovendo interações positivas em casa.


8. Encerramento (5 minutos):

Despeça-se carinhosamente das crianças.

Lembre-os da importância das interações afetuosas no desenvolvimento das crianças.


Este plano de aula visa criar um ambiente seguro e estimulante para bebês, onde eles podem explorar, interagir e perceber os efeitos de suas ações. Através dessa abordagem baseada na teoria de Jean Piaget, você estará promovendo o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças, além de fortalecer os vínculos com a(o) auxiliar.


Seleção cinco canções que envolvem movimento corporal em suas letras:

"Roda, Roda, Roda":

Letra: "Roda, roda, roda, roda, roda, carrinho; Roda, roda, roda, roda, roda, carrinho; Anda, anda, anda, anda, anda, carrinho; Anda, anda, anda, anda, anda, carrinho."

Movimento: Faça um círculo com as mãos e mova-as para frente para representar as rodas do carrinho. Em seguida, mova o bebê para a frente e para trás suavemente.


"Borboletinha":

Letra: "Borboletinha, tá na cozinha, fazendo chocolate; Para a madrinha, que está dodói; A professora brigou, ela não ligou, para a borboletinha."

Movimento: Faça gestos de borboleta com as mãos e mova-as suavemente. Toque o bebê de maneira suave e carinhosa.


"Ciranda, Cirandinha":

Letra: "Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar; Vamos dar a meia-volta, volta e meia vamos dar."

Movimento: Segure as mãos dos bebês e mova-se em círculo com eles, como uma dança suave.


"Pombinha Branca":

Letra: "Pombinha branca, o que está fazendo? Lavo roupa pro casamento. Lavo, estendo, passo e guardo; Lavo, estendo, passo e guardo."

Movimento: Faça gestos de lavagem de roupas, estendendo roupas no varal e passando ferro de brincadeira.


"A Barata Diz Que Tem":

Letra: "A barata diz que tem, tem, tem; A barata diz que tem, tem, tem; A barata diz que tem, tem, tem; Mas onde é que ela tem, tem, tem?"

Movimento: Use as mãos para representar a barata e mova-as pelo corpo do bebê de maneira suave e brincalhona.


Lembre-se de cantar as canções de forma suave e alegre, envolvendo os bebês nos movimentos. A música é uma maneira maravilhosa de estimular a coordenação motora e a interação social dos bebês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula para a identificação de símbolos, com o uso de tecnologia

Plano de aula: Transformação de Números Decimais em Binários

Ferramentas de Anotação e Colaboração: Saiba como usar aplicativos e softwares para promover a colaboração entre os alunos.