Título da Aula: "Descobrindo Efeitos e Fortalecendo Vínculos"
Idade: Bebês de 0 a 1 ano e seis meses
Campo de Experiência: “O Eu, O Outro e O Nós”
Duração: Até 50 minutos
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento (Baseado em EI01EO01):
- Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos.
- Desenvolver a afetividade por meio de interações positivas.
Materiais Necessários:
- Brinquedos sensoriais (como chocalhos, bolas macias, panos coloridos, brinquedos musicais).
- Colchonetes macios ou tapetes.
- Música suave.
- Espelho.
- Almofadas.
Procedimento:
1. Boas-vindas (5 minutos):
Cumprimente as crianças maneira afetuosa.
Crie uma atmosfera acolhedora e segura.
2. Momento de Exploração Livre (10 minutos):
Disponha os brinquedos sensoriais no chão em um ambiente seguro.
Encoraje os bebês a explorarem os brinquedos livremente.
Observe como eles interagem com os objetos e uns com os outros.
3. Atividade de Espelho (10 minutos):
Coloque o espelho com segurança próximo aos bebês para que eles possam se ver.
Ajude-os a tocar o espelho e observar suas próprias ações.
Comente sobre o que eles veem ("Você está sorrindo para o bebê no espelho!").
4. Canções e Movimento (10 minutos):
Cante canções suaves enquanto movimenta os bebês suavemente.
Inclua canções que envolvam movimentos, como "Roda, roda, roda o bebê".
Isso permite que eles percebam os efeitos de suas ações ao se moverem.
5. Hora da História (5 minutos):
Leia uma história curta e colorida para os bebês.
Aponte para as ilustrações e comente sobre as ações dos personagens.
6. Momento de Relaxamento (5 minutos):
Coloque almofadas macias no chão.
Encoraje os bebês a se deitarem e relaxarem, proporcionando um momento tranquilo e aconchegante.
7. Discussão e Reflexão (5 minutos):
Converse com a(o) auxiliar sobre como os bebês interagiram durante a aula.
Destaque como eles perceberam os efeitos de suas ações nos brinquedos, no espelho e nos movimentos.
Incentive a(o) auxiliar a continuar promovendo interações positivas em casa.
8. Encerramento (5 minutos):
Despeça-se carinhosamente das crianças.
Lembre-os da importância das interações afetuosas no desenvolvimento das crianças.
Este plano de aula visa criar um ambiente seguro e estimulante para bebês, onde eles podem explorar, interagir e perceber os efeitos de suas ações. Através dessa abordagem baseada na teoria de Jean Piaget, você estará promovendo o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças, além de fortalecer os vínculos com a(o) auxiliar.
Seleção cinco canções que envolvem movimento corporal em suas letras:
"Roda, Roda, Roda":
Letra: "Roda, roda, roda, roda, roda, carrinho; Roda, roda, roda, roda, roda, carrinho; Anda, anda, anda, anda, anda, carrinho; Anda, anda, anda, anda, anda, carrinho."
Movimento: Faça um círculo com as mãos e mova-as para frente para representar as rodas do carrinho. Em seguida, mova o bebê para a frente e para trás suavemente.
"Borboletinha":
Letra: "Borboletinha, tá na cozinha, fazendo chocolate; Para a madrinha, que está dodói; A professora brigou, ela não ligou, para a borboletinha."
Movimento: Faça gestos de borboleta com as mãos e mova-as suavemente. Toque o bebê de maneira suave e carinhosa.
"Ciranda, Cirandinha":
Letra: "Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar; Vamos dar a meia-volta, volta e meia vamos dar."
Movimento: Segure as mãos dos bebês e mova-se em círculo com eles, como uma dança suave.
"Pombinha Branca":
Letra: "Pombinha branca, o que está fazendo? Lavo roupa pro casamento. Lavo, estendo, passo e guardo; Lavo, estendo, passo e guardo."
Movimento: Faça gestos de lavagem de roupas, estendendo roupas no varal e passando ferro de brincadeira.
"A Barata Diz Que Tem":
Letra: "A barata diz que tem, tem, tem; A barata diz que tem, tem, tem; A barata diz que tem, tem, tem; Mas onde é que ela tem, tem, tem?"
Movimento: Use as mãos para representar a barata e mova-as pelo corpo do bebê de maneira suave e brincalhona.
Lembre-se de cantar as canções de forma suave e alegre, envolvendo os bebês nos movimentos. A música é uma maneira maravilhosa de estimular a coordenação motora e a interação social dos bebês.
Comentários
Postar um comentário