Plano de aula para a Educação Infantil no nível do Jardim A, focando na identificação de símbolos, com o uso de tecnologia e um material reutilizável:
Título da Aula: Explorando Símbolos com Tecnologia
Nível de Ensino: Educação Infantil - Jardim A
Duração: Aproximadamente 2 horas
Habilidades:
BNCC - Educação Infantil:
EI01EO01: Identificar e nomear algumas formas geométricas, como círculo, quadrado e triângulo, e figuras espaciais, como esfera, cubo e cone.
EI01EO03: Comparar objetos, estabelecendo relações simples entre eles, considerando suas características.
EI01EO05: Comunicar-se com os colegas e os professores, expressando necessidades, desejos e sentimentos, e percebendo as necessidades e os sentimentos dos outros.
Objetivos de Aprendizagem:
- Introduzir as crianças à noção de símbolos.
- Desenvolver a capacidade das crianças de identificar e associar símbolos simples.
- Promover o uso da tecnologia de forma lúdica e educativa.
- Criar um material reutilizável para atividades futuras.
Recursos Necessários:
- Computador ou tablet com acesso à internet.
- Projetor ou tela grande para mostrar a atividade à classe.
- Papéis e lápis para anotações.
- Material para criar símbolos físicos (por exemplo, cartões, figuras ou adesivos).
Atividades:
1. Introdução (15 minutos):
- Comece a aula discutindo com as crianças sobre os símbolos que elas conhecem, como corações, estrelas, números, letras, etc.
- Explique que os símbolos são como desenhos especiais que representam coisas ou ideias.
2. Atividade de Identificação (30 minutos):
- Mostre às crianças alguns símbolos simples (por exemplo, corações, estrelas, e círculos) em cartões ou figuras.
- Peça às crianças para identificarem e nomearem os símbolos.
- Realize uma atividade prática, onde as crianças podem associar símbolos físicos a objetos reais (por exemplo, associar um coração a um brinquedo).
3. Atividade com Tecnologia (45 minutos):
- Utilize um dispositivo com acesso à internet e um projetor para mostrar uma atividade interativa online que envolva símbolos.
- Você pode usar jogos educativos online ou aplicativos que permitam que as crianças explorem símbolos de maneira interativa e divertida.
- Oriente as crianças a participarem da atividade no dispositivo, explorando os símbolos apresentados.
4. Criação de Símbolos (15 minutos):
- Distribua papéis e lápis para as crianças.
- Peça que cada criança desenhe seu próprio símbolo simples em um papel. Pode ser qualquer coisa que eles queiram representar como um símbolo.
5. Compartilhamento e Discussão (15 minutos):
- Peça às crianças que compartilhem seus símbolos e expliquem o que eles representam para a turma.
- Incentive a discussão sobre como os símbolos são usados em nossa vida diária.
6. Material Reutilizável (10 minutos):
- Colete os símbolos desenhados pelas crianças e crie um painel de símbolos na sala de aula. Esse painel pode ser usado em futuras atividades para lembrar as crianças dos símbolos que aprenderam.
7. Encerramento (10 minutos):
- Recapitule a importância dos símbolos em nossa comunicação diária.
- Agradeça às crianças por sua participação e entusiasmo.
Este plano de aula combina atividades práticas, uso da tecnologia e a criação de material reutilizável para envolver as crianças na identificação de símbolos com base na teoria de Jean Piaget. Certifique-se de adaptar as atividades de acordo com as necessidades específicas da sua turma e da disponibilidade de recursos tecnológicos.
Comentários
Postar um comentário