Plano de aula para a identificação de símbolos, com o uso de tecnologia


Plano de aula para a Educação Infantil no nível do Jardim A, focando na identificação de símbolos, com o uso de tecnologia e um material reutilizável:


Título da Aula: Explorando Símbolos com Tecnologia

Nível de Ensino: Educação Infantil - Jardim A

Duração: Aproximadamente 2 horas


Habilidades:

BNCC - Educação Infantil:

EI01EO01: Identificar e nomear algumas formas geométricas, como círculo, quadrado e triângulo, e figuras espaciais, como esfera, cubo e cone.

EI01EO03: Comparar objetos, estabelecendo relações simples entre eles, considerando suas características.

EI01EO05: Comunicar-se com os colegas e os professores, expressando necessidades, desejos e sentimentos, e percebendo as necessidades e os sentimentos dos outros.


Objetivos de Aprendizagem:

  • Introduzir as crianças à noção de símbolos.
  • Desenvolver a capacidade das crianças de identificar e associar símbolos simples.
  • Promover o uso da tecnologia de forma lúdica e educativa.
  • Criar um material reutilizável para atividades futuras.


Recursos Necessários:

  • Computador ou tablet com acesso à internet.
  • Projetor ou tela grande para mostrar a atividade à classe.
  • Papéis e lápis para anotações.
  • Material para criar símbolos físicos (por exemplo, cartões, figuras ou adesivos).


Atividades:


1. Introdução (15 minutos):

  • Comece a aula discutindo com as crianças sobre os símbolos que elas conhecem, como corações, estrelas, números, letras, etc.
  • Explique que os símbolos são como desenhos especiais que representam coisas ou ideias.


2. Atividade de Identificação (30 minutos):

  • Mostre às crianças alguns símbolos simples (por exemplo, corações, estrelas, e círculos) em cartões ou figuras.
  • Peça às crianças para identificarem e nomearem os símbolos.
  • Realize uma atividade prática, onde as crianças podem associar símbolos físicos a objetos reais (por exemplo, associar um coração a um brinquedo).


3. Atividade com Tecnologia (45 minutos):

  • Utilize um dispositivo com acesso à internet e um projetor para mostrar uma atividade interativa online que envolva símbolos.
  • Você pode usar jogos educativos online ou aplicativos que permitam que as crianças explorem símbolos de maneira interativa e divertida.
  • Oriente as crianças a participarem da atividade no dispositivo, explorando os símbolos apresentados.


4. Criação de Símbolos (15 minutos):

  • Distribua papéis e lápis para as crianças.
  • Peça que cada criança desenhe seu próprio símbolo simples em um papel. Pode ser qualquer coisa que eles queiram representar como um símbolo.


5. Compartilhamento e Discussão (15 minutos):

  • Peça às crianças que compartilhem seus símbolos e expliquem o que eles representam para a turma.
  • Incentive a discussão sobre como os símbolos são usados em nossa vida diária.


6. Material Reutilizável (10 minutos):

  • Colete os símbolos desenhados pelas crianças e crie um painel de símbolos na sala de aula. Esse painel pode ser usado em futuras atividades para lembrar as crianças dos símbolos que aprenderam.


7. Encerramento (10 minutos):

  • Recapitule a importância dos símbolos em nossa comunicação diária.
  • Agradeça às crianças por sua participação e entusiasmo.


Este plano de aula combina atividades práticas, uso da tecnologia e a criação de material reutilizável para envolver as crianças na identificação de símbolos com base na teoria de Jean Piaget. Certifique-se de adaptar as atividades de acordo com as necessidades específicas da sua turma e da disponibilidade de recursos tecnológicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula: Transformação de Números Decimais em Binários

Ferramentas de Anotação e Colaboração: Saiba como usar aplicativos e softwares para promover a colaboração entre os alunos.