Plano de Aula: Introdução ao Pensamento Computacional na Educação Infantil


Plano de Aula: Introdução ao Pensamento Computacional na Educação Infantil

Objetivo de Aprendizagem: (EI03CO01) Reconhecer padrões de repetição em sequências de sons, movimentos e desenhos.

Duração: Até 50 minutos

Base Teórica: Estágio Pré-operatório (2 a 7 anos), com foco na faixa etária de 4 a 5 anos. Neste estágio, as crianças são mais simbólicas e imaginativas, sendo capazes de realizar a decomposição de problemas e reconhecer padrões.


Atividades:

1. Boas-Vindas (5 minutos):

  • Receba as crianças com entusiasmo, criando uma atmosfera acolhedora.
  • Explique que hoje elas vão explorar padrões e sequências, como quando brincam de seguir um líder.


2. Atividade de Movimento e Padrões (15 minutos):

  • Peça às crianças que formem um círculo.
  • Comece uma coreografia simples, como bater palmas, pular ou dançar.
  • Explique que você será o "líder" e que eles devem repetir os movimentos que você fizer.
  • Faça movimentos simples e crie um padrão, como "palmas, palmas, pular, palmas".
  • Encoraje as crianças a seguir o padrão. Repita até que todos estejam participando ativamente.


3. Atividade de Desenho (15 minutos):

  • Forneça papel e lápis de cor para cada criança.
  • Peça que desenhem um padrão simples, como uma sequência de bolinhas coloridas ou linhas.
  • Mostre exemplos de padrões ou desenhos repetitivos.
  • Elogie e discuta os desenhos, enfatizando os padrões identificados.


4. Quebra-Cabeça (10 minutos):

  • Apresente um quebra-cabeça simples para a turma.
  • Demonstre como resolver o quebra-cabeça dividindo-o em partes menores.
  • Encoraje as crianças a tentarem resolver o quebra-cabeça por conta própria ou em grupos pequenos.


5. Encerramento (5 minutos):

  • Reúna as crianças em círculo novamente.
  • Discuta o que aprenderam sobre padrões e sequências.
  • Reforce a ideia de que podem usar padrões em suas brincadeiras e atividades.


Projeto:

Sugira que as crianças trabalhem em projetos de desenho ou dança usando padrões e sequências. Eles podem criar coreografias ou desenhos com base no que aprenderam.

Este plano de aula visa introduzir conceitos de pensamento computacional, como reconhecimento de padrões e decomposição de problemas, de maneira lúdica e apropriada para crianças de 4 a 5 anos. Ao explorar o mundo dos padrões, eles estarão desenvolvendo habilidades cognitivas importantes enquanto se divertem.


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