Plano de Aula: Explorando Sequências e Roteiros na Educação Infantil
Objetivo de Aprendizagem: (EI03CO01) Reconhecer padrões de repetição em sequências de sons, movimentos e desenhos.
Duração: Até 50 minutos
Base Teórica: Estágio Pré-operatório (2 a 7 anos), com foco na faixa etária de 4 a 5 anos. Neste estágio, as crianças são mais simbólicas e imaginativas, sendo capazes de realizar a decomposição de problemas, reconhecer padrões e iniciar o pensamento algorítmico.
Atividades:
1. Boas-Vindas e Discussão (5 minutos):
- Cumprimente as crianças com entusiasmo.
- Comece uma conversa sobre como muitas coisas que fazemos todos os dias seguem uma sequência ou um "roteiro".
- Pergunte às crianças se elas seguem rotinas diárias, como lavar as mãos antes do lanche.
2. Atividade de Sequenciamento (15 minutos):
- Apresente uma tarefa simples, como montar um quebra-cabeça de poucas peças.
- Peça às crianças para descreverem os passos que estão seguindo enquanto montam o quebra-cabeça.
- Destaque a importância de seguir uma ordem ou sequência para completar a atividade.
3. Construção de Roteiros (15 minutos):
- Introduza a ideia de um "roteiro" como um conjunto de instruções para realizar uma atividade.
- Peça às crianças para inventarem um roteiro para lavar as mãos antes do lanche na escola.
- Encoraje-as a incluir todos os passos, como abrir a torneira, ensaboar as mãos e enxaguá-las.
4. Atividade Prática (10 minutos):
- Peça às crianças para seguir o roteiro que criaram e lavar as mãos.
- Observe e auxilie conforme necessário.
- Discuta como o roteiro as ajudou a realizar a tarefa de maneira organizada.
5. Discussão e Reflexão (5 minutos):
- Reúna as crianças para uma conversa sobre o que aprenderam.
- Pergunte como se sentiram ao seguir um roteiro.
- Explique como muitas atividades, como receitas de cozinha, também usam roteiros.
Projeto:
Sugira que as crianças trabalhem em pequenos grupos para criar roteiros de atividades cotidianas na escola, como arrumar a mochila ou seguir uma rotina.
Eles podem ilustrar esses roteiros com desenhos.
Este plano de aula visa desenvolver o pensamento sequencial e a capacidade de criar e seguir roteiros simples, preparando as crianças para compreenderem conceitos mais avançados de algoritmos no futuro. É uma maneira divertida e prática de explorar o pensamento computacional na educação infantil.
Comentários
Postar um comentário