Plano de Aula: Explorando Rotinas e Roteiros na Educação Infantil


Plano de Aula: Explorando Rotinas e Roteiros na Educação Infantil

Objetivo de Aprendizagem: (EI03CO01) Reconhecer padrões de repetição em sequências de sons, movimentos e desenhos.

Duração: Até 50 minutos

Base Teórica: Estágio Pré-operatório (2 a 7 anos), com foco na faixa etária de 4 a 5 anos. Neste estágio, as crianças são mais simbólicas e imaginativas, sendo capazes de realizar a decomposição de problemas, reconhecer padrões e iniciar o pensamento algorítmico.

Atividades:

1. Boas-Vindas e Discussão (5 minutos):
  • Cumprimente as crianças e crie uma atmosfera acolhedora.
  • Inicie uma conversa sobre rotinas diárias, como a rotina da escola.
  • Pergunte às crianças se elas sabem quais atividades fazem todos os dias na escola.

2. Discussão Sobre Rotinas (10 minutos):
  • Mostre uma lista de atividades que fazem parte da rotina escolar, como cumprimentar os colegas, cantar músicas, lanche, atividades ao ar livre, etc.
  • Peça às crianças que discutam em grupo como a rotina da escola funciona e quais atividades acontecem em sequência.

3. Atividade de Roteiro (15 minutos):
  • Explique que eles vão criar um "roteiro" para a rotina da escola de hoje.
  • Peça às crianças para desenhar ou colar imagens representando as atividades em uma folha de papel, em ordem.

4. Seguindo o Roteiro (10 minutos):
  • À medida que as atividades reais da escola acontecem (cumprimentar os colegas, cantar músicas, lanche, etc.), siga o roteiro que as crianças criaram.
  • Isso ajudará a relacionar o roteiro às ações reais.

5. Discussão e Reflexão (10 minutos):
  • Reúna as crianças para uma conversa sobre como foi seguir o roteiro.
  • Pergunte se o roteiro ajudou a lembrar das atividades.
  • Discuta como muitas atividades em nossas vidas seguem um roteiro ou sequência.

Projeto:

Sugira que as crianças criem roteiros para outras situações, como a rotina em casa, uma festa de aniversário ou uma visita ao parque.

Eles podem compartilhar esses roteiros com os colegas.

Este plano de aula tem como objetivo introduzir as crianças a conceitos de rotinas e roteiros, preparando-as para compreender sequenciamento e pensamento algorítmico no futuro. É uma maneira prática e envolvente de explorar o pensamento computacional na educação infantil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula para a identificação de símbolos, com o uso de tecnologia

Plano de aula: Transformação de Números Decimais em Binários

Ferramentas de Anotação e Colaboração: Saiba como usar aplicativos e softwares para promover a colaboração entre os alunos.