Objetivo de Aprendizagem: (EI03CO01) Reconhecer padrões de repetição em sequências de sons, movimentos e desenhos.
Duração: Até 50 minutos
Base Teórica: Estágio Pré-operatório (2 a 7 anos), com foco na faixa etária de 4 a 5 anos. Neste estágio, as crianças são mais simbólicas e imaginativas, sendo capazes de realizar a decomposição de problemas, reconhecer padrões e iniciar o pensamento algorítmico.
Atividades:
1. Boas-Vindas e Discussão (5 minutos):
- Cumprimente as crianças e crie uma atmosfera acolhedora.
- Inicie uma conversa sobre rotinas diárias, como a rotina da escola.
- Pergunte às crianças se elas sabem quais atividades fazem todos os dias na escola.
2. Discussão Sobre Rotinas (10 minutos):
- Mostre uma lista de atividades que fazem parte da rotina escolar, como cumprimentar os colegas, cantar músicas, lanche, atividades ao ar livre, etc.
- Peça às crianças que discutam em grupo como a rotina da escola funciona e quais atividades acontecem em sequência.
3. Atividade de Roteiro (15 minutos):
- Explique que eles vão criar um "roteiro" para a rotina da escola de hoje.
- Peça às crianças para desenhar ou colar imagens representando as atividades em uma folha de papel, em ordem.
4. Seguindo o Roteiro (10 minutos):
- À medida que as atividades reais da escola acontecem (cumprimentar os colegas, cantar músicas, lanche, etc.), siga o roteiro que as crianças criaram.
- Isso ajudará a relacionar o roteiro às ações reais.
5. Discussão e Reflexão (10 minutos):
- Reúna as crianças para uma conversa sobre como foi seguir o roteiro.
- Pergunte se o roteiro ajudou a lembrar das atividades.
- Discuta como muitas atividades em nossas vidas seguem um roteiro ou sequência.
Projeto:
Sugira que as crianças criem roteiros para outras situações, como a rotina em casa, uma festa de aniversário ou uma visita ao parque.
Eles podem compartilhar esses roteiros com os colegas.
Este plano de aula tem como objetivo introduzir as crianças a conceitos de rotinas e roteiros, preparando-as para compreender sequenciamento e pensamento algorítmico no futuro. É uma maneira prática e envolvente de explorar o pensamento computacional na educação infantil.
Comentários
Postar um comentário