Título da Aula: "Explorando e Compartilhando Juntos"
Idade: Crianças de 1 ano e 7 meses a 2 anos e 8 meses
Duração: Até 50 minutos
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento (Baseado em EI02EO03):
- Compartilhar objetos e espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
- Introduzir o conceito de causa e efeito por meio de interações físicas com objetos, estimulando o pensamento algorítmico.
- Desenvolver habilidades de sequenciamento, realizando ações em ordem.
Materiais Necessários:
- Brinquedos interativos (por exemplo, blocos de empilhar, brinquedos musicais, chocalhos).
- Tapetes macios.
- Espaço seguro para brincadeiras.
- Adultos ou cuidadores para auxiliar.
Procedimento:
1. Boas-vindas (5 minutos):
- Receba as crianças e seus cuidadores com um sorriso caloroso.
- Crie um ambiente acolhedor e seguro.
2. Tempo de Exploração Livre (15 minutos):
- Disponha os brinquedos interativos no tapete.
- Encoraje as crianças a explorarem os brinquedos livremente, tocando, sentindo e experimentando.
- Adultos podem participar da brincadeira, demonstrando como interagir com os brinquedos e modelando a partilha.
3. Atividade de Pensamento Algorítmico (10 minutos):
- Introduza uma atividade que explore o conceito de causa e efeito.
- Por exemplo, use um brinquedo musical que emite sons quando pressionado ou uma bola que rola quando empurrada.
- Mostre às crianças como suas ações (pressionar, empurrar) têm efeitos específicos nos objetos.
- Incentive-as a repetir essas ações para ver os resultados, introduzindo a ideia de um "passo a passo" ou algoritmo simples.
4. Atividade de Sequenciamento (10 minutos):
- Proponha uma atividade de sequenciamento usando blocos de empilhar.
- Demonstre como empilhar blocos em uma ordem específica para criar uma torre.
- Encoraje as crianças a tentarem empilhar os blocos em uma ordem sequencial, construindo suas próprias torres.
- Ajude e elogie seus esforços.
5. Tempo Livre para Compartilhar (5 minutos):
- Permita que as crianças compartilhem seus brinquedos e interajam umas com as outras.
- Supervisione as interações, incentivando a partilha e a cooperação.
6. Encerramento (5 minutos):
- Reúna as crianças e agradeça por participarem.
- Destaque como eles aprenderam a compartilhar objetos e espaços, exploraram o pensamento algorítmico e experimentaram o sequenciamento.
7. Discussão com Cuidadores (5 minutos):
- Converse com os cuidadores sobre a importância de promover o compartilhamento e a exploração ativa em casa.
- Sugira atividades semelhantes que eles possam realizar para fortalecer essas habilidades.
Este plano de aula visa criar um ambiente de aprendizagem lúdico e seguro, onde as crianças podem explorar, compartilhar e começar a compreender conceitos fundamentais, como causa e efeito e sequenciamento, de acordo com o estágio de desenvolvimento cognitivo baseado na teoria de Jean Piaget.
Obs.: Este plano pode ser repetido em vários momentos do ano letivo ou ser organizado como um projeto.
Comentários
Postar um comentário