Plano de Aula: Explorando e Compartilhando Juntos


Título da Aula:
"Explorando e Compartilhando Juntos"


Idade: Crianças de 1 ano e 7 meses a 2 anos e 8 meses


Duração: Até 50 minutos


Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento (Baseado em EI02EO03):

  • Compartilhar objetos e espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
  • Introduzir o conceito de causa e efeito por meio de interações físicas com objetos, estimulando o pensamento algorítmico.
  • Desenvolver habilidades de sequenciamento, realizando ações em ordem.


Materiais Necessários:

  • Brinquedos interativos (por exemplo, blocos de empilhar, brinquedos musicais, chocalhos).
  • Tapetes macios.
  • Espaço seguro para brincadeiras.
  • Adultos ou cuidadores para auxiliar.


Procedimento:

1. Boas-vindas (5 minutos):

  • Receba as crianças e seus cuidadores com um sorriso caloroso.
  • Crie um ambiente acolhedor e seguro.


2. Tempo de Exploração Livre (15 minutos):

  • Disponha os brinquedos interativos no tapete.
  • Encoraje as crianças a explorarem os brinquedos livremente, tocando, sentindo e experimentando.
  • Adultos podem participar da brincadeira, demonstrando como interagir com os brinquedos e modelando a partilha.


3. Atividade de Pensamento Algorítmico (10 minutos):

  • Introduza uma atividade que explore o conceito de causa e efeito.
  • Por exemplo, use um brinquedo musical que emite sons quando pressionado ou uma bola que rola quando empurrada.
  • Mostre às crianças como suas ações (pressionar, empurrar) têm efeitos específicos nos objetos.
  • Incentive-as a repetir essas ações para ver os resultados, introduzindo a ideia de um "passo a passo" ou algoritmo simples.


4. Atividade de Sequenciamento (10 minutos):

  • Proponha uma atividade de sequenciamento usando blocos de empilhar.
  • Demonstre como empilhar blocos em uma ordem específica para criar uma torre.
  • Encoraje as crianças a tentarem empilhar os blocos em uma ordem sequencial, construindo suas próprias torres.
  • Ajude e elogie seus esforços.


5. Tempo Livre para Compartilhar (5 minutos):

  • Permita que as crianças compartilhem seus brinquedos e interajam umas com as outras.
  • Supervisione as interações, incentivando a partilha e a cooperação.


6. Encerramento (5 minutos):

  • Reúna as crianças e agradeça por participarem.
  • Destaque como eles aprenderam a compartilhar objetos e espaços, exploraram o pensamento algorítmico e experimentaram o sequenciamento.


7. Discussão com Cuidadores (5 minutos):

  • Converse com os cuidadores sobre a importância de promover o compartilhamento e a exploração ativa em casa.
  • Sugira atividades semelhantes que eles possam realizar para fortalecer essas habilidades.


Este plano de aula visa criar um ambiente de aprendizagem lúdico e seguro, onde as crianças podem explorar, compartilhar e começar a compreender conceitos fundamentais, como causa e efeito e sequenciamento, de acordo com o estágio de desenvolvimento cognitivo baseado na teoria de Jean Piaget.


Obs.: Este plano pode ser repetido em vários momentos do ano letivo ou ser organizado como um projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula para a identificação de símbolos, com o uso de tecnologia

Plano de aula: Transformação de Números Decimais em Binários

Ferramentas de Anotação e Colaboração: Saiba como usar aplicativos e softwares para promover a colaboração entre os alunos.