Plano de Aula: Explorando, Compartilhando e Sequenciando Juntos


 Título da Aula: "Explorando, Compartilhando e Sequenciando Juntos"


Idade: Crianças de 2 anos e 8 meses a 3 anos e 11 meses


Duração: Até 50 minutos


Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento (Baseado em EI02EO03):

  • Compartilhar objetos e espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
  • Reforçar o conceito de causa e efeito por meio de interações físicas com objetos, estimulando o pensamento algorítmico.
  • Desenvolver habilidades de sequenciamento, realizando ações em ordem.


Materiais Necessários:

  • Brinquedos interativos (como blocos de empilhar, brinquedos musicais, quebra-cabeças (de 2, 3 ou 4 peças grandes)).
  • Tapetes macios.
  • Espaço seguro para brincadeiras.
  • Adultos ou cuidadores para auxiliar.


Procedimento:

1. Boas-vindas (5 minutos):

  • Cumprimente calorosamente as crianças e seus cuidadores.
  • Estabeleça um ambiente acolhedor e seguro.


2. Tempo de Exploração Livre (15 minutos):

  • Coloque os brinquedos interativos no tapete.
  • Encoraje as crianças a explorarem os brinquedos livremente, tocando, sentindo e experimentando.
  • Adultos podem participar da brincadeira, demonstrando como interagir com os brinquedos e modelando a partilha.


3. Atividade de Pensamento Algorítmico (10 minutos):

  • Introduza uma atividade que explore o conceito de causa e efeito de forma mais complexa.
  • Use um brinquedo musical que pode ser ativado de diferentes maneiras (pressionar botões, girar alavancas).
  • Demonstre como diferentes ações têm efeitos específicos no brinquedo, incentivando as crianças a experimentarem diferentes sequências de ações.


4. Atividade de Sequenciamento (10 minutos):

  • Proponha uma atividade de sequenciamento com quebra-cabeças ou blocos de empilhar mais complexos (peças de madeira ou de plástico que encaixem).
  • Explique que eles precisam seguir uma ordem específica para completar o quebra-cabeça ou construir uma torre.
  • Incentive as crianças a trabalharem juntas, compartilhando peças e colaborando na montagem.


5. Tempo Livre para Compartilhar (5 minutos):

  • Permita que as crianças compartilhem seus brinquedos e interajam umas com as outras.
  • Supervisione as interações, incentivando a partilha e a cooperação.


6. Encerramento (5 minutos):

  • Reúna as crianças e agradeça por participarem.
  • Discuta brevemente o que aprenderam sobre compartilhar, causa e efeito, e sequenciamento.


7. Discussão com Cuidadores (5 minutos):

  • Converse com os cuidadores sobre a importância de promover o compartilhamento e a exploração ativa em casa.
  • Sugira atividades semelhantes que eles possam realizar para fortalecer essas habilidades.


Este plano de aula busca criar um ambiente de aprendizagem interativo e seguro, onde as crianças podem explorar, compartilhar, e começar a compreender conceitos mais complexos, como causa e efeito e sequenciamento, com base na teoria de Jean Piaget e no estágio de desenvolvimento cognitivo das crianças.


Obs.: Este plano pode ser repetido em vários momentos do ano letivo ou ser organizado como um projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula para a identificação de símbolos, com o uso de tecnologia

Plano de aula: Transformação de Números Decimais em Binários

Ferramentas de Anotação e Colaboração: Saiba como usar aplicativos e softwares para promover a colaboração entre os alunos.