Título da Aula: "Explorando Limites e Interações com os Sentidos"
Idade: Bebês de 0 a 1 ano e seis meses
Campo de Experiência: “O Eu, O Outro e O Nós”
Duração: Até 50 minutos
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento (Baseado em EI01EO02):
- Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
- Desenvolver a consciência corporal e as habilidades sensoriais.
- Fomentar a interação com outros bebês e cuidadores.
Materiais Necessários:
- Almofadas macias.
- Brinquedos sensoriais variados (texturas, cores, sons).
- Espelhos de segurança.
- Música suave.
- Tapetes ou colchonetes.
Procedimento:
Boas-vindas e Introdução (5 minutos):
Cumprimente calorosamente os bebês e auxiliar.
Explique que hoje eles vão explorar os limites de seus corpos e interagir com diferentes objetos.
Momento de Exploração Sensorial (10 minutos):
Disponha os brinquedos sensoriais no chão.
Encoraje os bebês a tocarem, cheirarem e ouvirem os brinquedos.
Observe suas reações e interações.
Atividade com Espelhos (10 minutos):
Coloque espelhos com segurança próximos aos bebês.
Ajude-os a explorarem seus reflexos no espelho.
Comente sobre o que eles veem e tocam.
Dança e Movimento (10 minutos):
Coloque música suave e convide os bebês e auxiliar a dançarem suavemente juntos.
Inclua movimentos como balançar, girar e bater palmas para explorar diferentes possibilidades de movimento.
Exploração Tátil (5 minutos):
Coloque almofadas macias no chão.
Deixe os bebês tocarem e explorarem as texturas das almofadas.
Brincadeira de Espelhinhos (5 minutos):
Distribua pequenos espelhinhos para os bebês e auxiliar.
Incentive-os a olharem para si mesmos e para os outros nos espelhinhos.
Hora da Interatividade (5 minutos):
Promova interações entre os bebês, como tocar as mãos uns dos outros suavemente.
Incentive os cuidadores a participarem ativamente dessas interações.
Discussão e Reflexão (5 minutos):
Converse com os cuidadores sobre as descobertas e interações dos bebês durante a aula.
Destaque como a exploração sensorial e as interações promovem o desenvolvimento dos bebês.
Encerramento (5 minutos):
Despeça-se carinhosamente das crianças e cuidadores.
Lembre-os da importância de continuarem explorando os limites do corpo e interagindo de maneira positiva em casa.
Este plano de aula visa criar um ambiente seguro e estimulante para bebês, onde eles podem explorar seus limites corporais, desenvolver habilidades sensoriais e interagir de maneira significativa com objetos e outros bebês. Através dessa abordagem baseada na teoria de Jean Piaget, você estará promovendo o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, ao mesmo tempo em que fortalece os vínculos com seus cuidadores.
Comentários
Postar um comentário