Plano de Aula: Explorando Limites e Interações com os Sentidos


Título da Aula:
"Explorando Limites e Interações com os Sentidos"


Idade: Bebês de 0 a 1 ano e seis meses

Campo de Experiência: “O Eu, O Outro e O Nós”

Duração: Até 50 minutos


Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento (Baseado em EI01EO02):

  • Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
  • Desenvolver a consciência corporal e as habilidades sensoriais.
  • Fomentar a interação com outros bebês e cuidadores.


Materiais Necessários:

  • Almofadas macias.
  • Brinquedos sensoriais variados (texturas, cores, sons).
  • Espelhos de segurança.
  • Música suave.
  • Tapetes ou colchonetes.


Procedimento:

Boas-vindas e Introdução (5 minutos):

Cumprimente calorosamente os bebês e auxiliar.

Explique que hoje eles vão explorar os limites de seus corpos e interagir com diferentes objetos.


Momento de Exploração Sensorial (10 minutos):

Disponha os brinquedos sensoriais no chão.

Encoraje os bebês a tocarem, cheirarem e ouvirem os brinquedos.

Observe suas reações e interações.


Atividade com Espelhos (10 minutos):

Coloque espelhos com segurança próximos aos bebês.

Ajude-os a explorarem seus reflexos no espelho.

Comente sobre o que eles veem e tocam.


Dança e Movimento (10 minutos):

Coloque música suave e convide os bebês e auxiliar a dançarem suavemente juntos.

Inclua movimentos como balançar, girar e bater palmas para explorar diferentes possibilidades de movimento.


Exploração Tátil (5 minutos):

Coloque almofadas macias no chão.

Deixe os bebês tocarem e explorarem as texturas das almofadas.


Brincadeira de Espelhinhos (5 minutos):

Distribua pequenos espelhinhos para os bebês e auxiliar.

Incentive-os a olharem para si mesmos e para os outros nos espelhinhos.


Hora da Interatividade (5 minutos):

Promova interações entre os bebês, como tocar as mãos uns dos outros suavemente.

Incentive os cuidadores a participarem ativamente dessas interações.


Discussão e Reflexão (5 minutos):

Converse com os cuidadores sobre as descobertas e interações dos bebês durante a aula.

Destaque como a exploração sensorial e as interações promovem o desenvolvimento dos bebês.


Encerramento (5 minutos):

Despeça-se carinhosamente das crianças e cuidadores.


Lembre-os da importância de continuarem explorando os limites do corpo e interagindo de maneira positiva em casa.

Este plano de aula visa criar um ambiente seguro e estimulante para bebês, onde eles podem explorar seus limites corporais, desenvolver habilidades sensoriais e interagir de maneira significativa com objetos e outros bebês. Através dessa abordagem baseada na teoria de Jean Piaget, você estará promovendo o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, ao mesmo tempo em que fortalece os vínculos com seus cuidadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula para a identificação de símbolos, com o uso de tecnologia

Plano de aula: Transformação de Números Decimais em Binários

Ferramentas de Anotação e Colaboração: Saiba como usar aplicativos e softwares para promover a colaboração entre os alunos.