Animações multimídia para apoiar o processo de construção do conhecimento




 Anita Raquel Cestari da Silva Grando, Liane Margarida Rockenbach Tarouco (Departamento de Estudos Especializados, Projeto LUAR, Faculdade de Educação, UFRGS) 

Numa sociedade onde interesses poderosos empregam dados visuais para persuadir (o que Alvin Toffler chamou de "info-tatics") os educadores devem ser capazes de empregar imagens e multimídia nos ambientes de ensinoaprendizagem que constroem. Considerando que a geração atual quase não lê e que os jovens aprendem mais da metade do que sabem a partir de informação visual, percebe-se a importância de usar na comunicação elementos de imagem, animação e som. Com multimídia educativa pretende-se maior efetividade na aprendizagem motivando os alunos a devotar mais tempo e energia à atividade de aprendizagem. Neste projeto foram analisadas e experimentadas algumas ferramentas de autoria para gerar material multimídia de suporte a aprendizagem, tais como PowerPoint (com inclusão de objetos multimídia tais como imagens, áudio, vídeo e animações), Flash (com multimídia e interatividade), Toolbook (para produção de CBT-Computer Based Training) e Director (para produção de WBTWeb Based Training). O trabalho a ser apresentado, mostrará alguns resultados obtidos e recomendações gerais para a produção de material multimídia de suporte a aprendizagem baseada em TIC (Tecnologia de Informação e Comunicações). Este trabalho faz parte do Projeto LUAR – Levando a Universidade à Aprendizagem Remota. (CNPq-PIBIC/UFRGS)

http://www.bibliotecadigital.ufrgs.br/da.php?nrb=000347104&loc=2012&l=8dcb048cd1d4eeb8

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula para a identificação de símbolos, com o uso de tecnologia

Plano de aula: Transformação de Números Decimais em Binários

Ferramentas de Anotação e Colaboração: Saiba como usar aplicativos e softwares para promover a colaboração entre os alunos.