Pular para o conteúdo principal

Meu início no CINTED


Logo da página do CINTED
Imagem via

     No segundo semestre do curso de Pedagogia, iniciei as disciplinas eletivas necessárias para obter os créditos exigidos pelo curso. Além das disciplinas obrigatórias, os alunos da graduação têm a oportunidade de escolher disciplinas eletivas e opcionais ao longo do curso. As disciplinas eletivas podem ser concluídas até o último semestre, enquanto as opcionais exigem que se escolha entre duas ou três disciplinas a cada semestre, visando cursar outras disciplinas e atender a pré-requisitos para o próximo semestre.

Foi por conta dessa necessidade de cursar disciplinas eletivas que optei por fazer a disciplina EDU3375 - Computador na Educação. Na época, eram poucas as pessoas que possuíam computador pessoal em casa, tanto para uso pessoal quanto profissional, e ainda menos nas escolas para os alunos realizarem trabalhos. No entanto, a professora que ministrou a disciplina, junto com outras duas professoras em horários diferentes, tinha uma visão inovadora sobre como a educação poderia evoluir com o uso das tecnologias emergentes que estavam se popularizando no mundo e no Brasil.

Fiquei fascinada com todas as possibilidades que eram reveladas nas aulas dessa professora e decidi direcionar meus estudos na área da pedagogia para a utilização da informática na educação.

Antes mesmo de terminar o semestre, soube que a professora da disciplina poderia abrir uma vaga de bolsa e, desde então, comecei a me informar regularmente sobre essa possibilidade.

Em abril de 2001, comecei a trabalhar no CINTED (Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação) como bolsista do projeto PROA, na construção de materiais educacionais.

Antes de encerrar o segundo semestre de 2001, comecei a auxiliar nas aulas da disciplina EDU3375 como monitora.

Este é o link do departamento CINTED

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula: Transformação de Números Decimais em Binários

Plano de aula para 9º ano do Ensino Fundamental, anos finais, área de Matemática e focando na Transformação de Números Decimais em Binários: Título da Aula: Transformação de Números Decimais em Binários Nível de Ensino: 9º ANO Área: MATEMÁTICA Unidade Temática: Grandezas e medidas Habilidades: (EF09MA18) Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros. Objetivo de Aprendizagem: Compreender o processo de divisão de números decimais por dois até atingir o resultado de zero ou um, desenvolvendo habilidades de conversão de números decimais em binários. Unidades de medida utilizadas na informática Duração: 50 minutos Recursos Necessários: Quadro ou tela para apresentação. Marcadores ou giz colorido. Texto com orientações sobre a transformação de números decimais em binários. Exercícios impressos ...

Plano de Aula: Explorando Padrões e Sequências na Educação Infantil

Plano de Aula: Explorando Padrões e Sequências na Educação Infantil Objetivo de Aprendizagem: (EI03CO01) Reconhecer padrões de repetição em sequências de sons, movimentos e desenhos. Duração: Até 50 minutos Base Teórica: Estágio Pré-operatório (2 a 7 anos), com foco na faixa etária de 4 a 5 anos. Neste estágio, as crianças são simbólicas e imaginativas, capazes de decompor problemas, reconhecer padrões e desenvolver pensamento algorítmico. Atividades: 1. Boas-Vindas e Discussão (5 minutos): Cumprimente as crianças de forma acolhedora. Pergunte se eles já perceberam padrões em músicas, movimentos ou desenhos. 2. Exploração de Sons e Movimentos (10 minutos): Toque músicas com batidas rítmicas. Peça às crianças que batam palmas, pulem ou movam seus corpos de acordo com os ritmos. 3. Criação de Padrões Sonoros (10 minutos): Forneça instrumentos musicais simples, como tambores e chocalhos. Peça às crianças que criem seus próprios padrões sonoros. 4. Desenho de Padrões (10 minutos): Forne...

Plano de Aula: Introdução ao Pensamento Computacional na Educação Infantil

Plano de Aula: Introdução ao Pensamento Computacional na Educação Infantil Objetivo de Aprendizagem: (EI03CO01) Reconhecer padrões de repetição em sequências de sons, movimentos e desenhos. Duração: Até 50 minutos Base Teórica: Estágio Pré-operatório (2 a 7 anos), com foco na faixa etária de 4 a 5 anos. Neste estágio, as crianças são mais simbólicas e imaginativas, sendo capazes de realizar a decomposição de problemas e reconhecer padrões. Atividades: 1. Boas-Vindas (5 minutos): Receba as crianças com entusiasmo, criando uma atmosfera acolhedora. Explique que hoje elas vão explorar padrões e sequências, como quando brincam de seguir um líder. 2. Atividade de Movimento e Padrões (15 minutos): Peça às crianças que formem um círculo. Comece uma coreografia simples, como bater palmas, pular ou dançar. Explique que você será o "líder" e que eles devem repetir os movimentos que você fizer. Faça movimentos simples e crie um padrão, como "palmas, palmas, pular, palmas". ...