Plano de Aula: Explorando Coreografias e Sequenciamento na Educação Infantil
Objetivo de Aprendizagem: (EI03CO01) Reconhecer padrões de repetição em sequências de sons, movimentos e desenhos.
Duração: Até 50 minutos
Base Teórica: Estágio Pré-operatório (2 a 7 anos), com foco na faixa etária de 4 a 5 anos. Neste estágio, as crianças são mais simbólicas e imaginativas, sendo capazes de realizar a decomposição de problemas, reconhecer padrões e iniciar o pensamento algorítmico.
Atividades:
1. Boas-Vindas e Discussão (5 minutos):
Cumprimente as crianças de forma acolhedora.
Pergunte se eles gostam de dançar ou fazer movimentos divertidos.
2. Exploração de Movimentos (10 minutos):
Leve as crianças para um espaço aberto.
Incentive-as a explorar movimentos livres, como pular, girar, bater palmas, etc.
3. Coreografia em Grupo (15 minutos):
Divida as crianças em grupos pequenos.
Peça a cada grupo para criar uma coreografia simples com movimentos repetitivos.
Eles devem decidir a ordem dos movimentos e praticar juntos.
4. Apresentação das Coreografias (10 minutos):
Cada grupo apresenta sua coreografia para os colegas.
As outras crianças tentam seguir os movimentos da coreografia.
5. Discussão e Reflexão (10 minutos):
Reúna as crianças e discuta como criar uma coreografia e como criar um sequenciamento de movimentos.
Pergunte sobre padrões e repetições nos movimentos.
Projeto:
- Sugira que as crianças criem mais coreografias, incorporando diferentes movimentos e padrões.
- Eles podem apresentar suas coreografias em uma pequena "festa de dança".
Este plano de aula visa introduzir as crianças ao conceito de sequenciamento por meio da criação de coreografias. É uma maneira divertida de explorar o pensamento computacional e padrões de repetição na educação infantil.
Comentários
Postar um comentário