Objetivo de Aprendizagem: (EI03CO01) Reconhecer padrões de repetição em sequências de sons, movimentos e desenhos.
Duração: Até 50 minutos
Base Teórica: Estágio Pré-operatório (2 a 7 anos), focando na faixa etária de 4 a 5 anos. As crianças neste estágio são mais simbólicas e imaginativas, capazes de decompor problemas, reconhecer padrões e desenvolver pensamento algorítmico.
Atividades:
1. Boas-Vindas e Discussão (5 minutos):
- Cumprimente as crianças de forma acolhedora.
- Pergunte se eles gostam de construir coisas ou criar com materiais.
2. Exploração de Materiais (15 minutos):
- Forneça uma variedade de materiais concretos, como caixas, embalagens, tampas, rolos de papel higiênico, etc.
- Deixe as crianças explorarem os materiais livremente, criando o que quiserem.
3. Montagem de Cartazes (10 minutos):
- Peça que cada criança crie um cartaz usando os materiais disponíveis.
- Eles podem colar os materiais no papel e fazer desenhos.
4. Construção de Objetos (15 minutos):
- Incentive as crianças a trabalharem juntas para construir objetos, como robôs, casinhas, animais, entre outros.
- Eles devem planejar juntos como montar esses objetos.
5. Discussão e Reflexão (5 minutos):
- Reúna as crianças e discuta o que eles criaram.
- Pergunte se notaram algum padrão ou repetição nos materiais usados.
Projeto:
- Sugira que as crianças criem mais objetos e cartazes usando os materiais.
- Eles podem continuar explorando padrões e repetições em suas criações.
Este plano de aula incentiva as crianças a explorar e criar com materiais concretos, promovendo o pensamento computacional desplugado. É uma maneira eficaz de introduzir conceitos de padrões e repetições na educação infantil. Além disso, ajuda a desenvolver habilidades de resolução de problemas e criatividade.
Comentários
Postar um comentário