Plano de Aula: Celebrando Nossas Diferenças e Semelhanças


Título da Aula: "Celebrando Nossas Diferenças e Semelhanças"

Idade: Crianças de 2 anos e 8 meses a 3 anos e 11 meses

Duração: Até 50 minutos

Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento (Baseado em EI02EO05):
Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.


Materiais Necessários:
  • Imagens de crianças de diferentes etnias, idades e características físicas (pode ser um livro ilustrado).
  • Espelhos de mão ou espelhos pequenos.
  • Blocos de montar tipo cubos ou quebra-cabeça com partes do corpo humano, como: cabeça, tronco e pernas.
  • Folhas de papel e giz de cera (opcional).

Procedimento:

Boas-vindas e Exploração de Espelhos (5 minutos):
  • Cumprimente as crianças com um sorriso caloroso e use seus nomes.
  • Entregue espelhos de mão ou espelhos pequenos para cada criança.
  • Incentive-as a observarem seus próprios rostos nos espelhos e a fazerem caretas engraçadas.

Apresentação de Imagens Diversas (10 minutos):
  • Mostre às crianças um livro ilustrado com imagens de crianças de diferentes etnias, idades e características físicas.
  • Converse sobre as diferenças que podem ser observadas nas imagens e como cada pessoa é única.

Atividade de Observação e Discussão (10 minutos):
  • Retire as imagens do livro e mostre-as individualmente às crianças.
  • Peça que observem e comentem sobre as características físicas das crianças nas imagens.
  • Faça perguntas, como "O que você vê de diferente nesta criança?" ou "O que fazemos que é igual a essa criança?"

Atividade de Construção com Blocos (10 minutos):
  • Entregue blocos de montar tipo cubos ou quebra-cabeça com partes do corpo humano, como: cabeça, tronco e pernas às crianças.
  • Incentive-as a construir algo que represente uma pessoa ou a si mesmas usando os blocos.
  • Isso promove a criatividade e a expressão.

Desenho de Retratos (5 minutos - opcional):
  • Se possível, forneça folhas de papel e giz de cera.
  • Encoraje as crianças a desenharem retratos de si mesmas ou de um amigo, destacando características físicas.

Conclusão e Discussão Final (10 minutos):
  • Reúna as crianças em círculo.
  • Pergunte a elas o que aprenderam sobre as diferenças físicas entre as pessoas.
  • Destaque a importância de respeitar e celebrar essas diferenças.
  • Discuta como cada um é especial à sua maneira.

Observações:
  • Este plano de aula pode ser adaptado para um projeto mais longo, onde as crianças exploram as diferenças e semelhanças entre as pessoas ao longo de várias atividades.
  • Sempre promova um ambiente de respeito e aceitação das diferenças entre as crianças.

Indique ao final que este plano de aula pode ser transformado em um projeto contínuo, incentivando as crianças a explorarem e celebrarem as diferenças e semelhanças entre as pessoas em suas vidas. Isso ajuda a promover o respeito e a compreensão desde cedo, construindo uma base sólida para futuras interações sociais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula para a identificação de símbolos, com o uso de tecnologia

Plano de aula: Transformação de Números Decimais em Binários

Ferramentas de Anotação e Colaboração: Saiba como usar aplicativos e softwares para promover a colaboração entre os alunos.