Plano de Aula: Celebrando Nossas Diferenças e Semelhanças
Idade: Crianças de 2 anos e 8 meses a 3 anos e 11 meses
Duração: Até 50 minutos
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento (Baseado em EI02EO05):
Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
Materiais Necessários:
- Imagens de crianças de diferentes etnias, idades e características físicas (pode ser um livro ilustrado).
- Espelhos de mão ou espelhos pequenos.
- Blocos de montar tipo cubos ou quebra-cabeça com partes do corpo humano, como: cabeça, tronco e pernas.
- Folhas de papel e giz de cera (opcional).
Procedimento:
Boas-vindas e Exploração de Espelhos (5 minutos):
- Cumprimente as crianças com um sorriso caloroso e use seus nomes.
- Entregue espelhos de mão ou espelhos pequenos para cada criança.
- Incentive-as a observarem seus próprios rostos nos espelhos e a fazerem caretas engraçadas.
Apresentação de Imagens Diversas (10 minutos):
- Mostre às crianças um livro ilustrado com imagens de crianças de diferentes etnias, idades e características físicas.
- Converse sobre as diferenças que podem ser observadas nas imagens e como cada pessoa é única.
Atividade de Observação e Discussão (10 minutos):
- Retire as imagens do livro e mostre-as individualmente às crianças.
- Peça que observem e comentem sobre as características físicas das crianças nas imagens.
- Faça perguntas, como "O que você vê de diferente nesta criança?" ou "O que fazemos que é igual a essa criança?"
Atividade de Construção com Blocos (10 minutos):
- Entregue blocos de montar tipo cubos ou quebra-cabeça com partes do corpo humano, como: cabeça, tronco e pernas às crianças.
- Incentive-as a construir algo que represente uma pessoa ou a si mesmas usando os blocos.
- Isso promove a criatividade e a expressão.
Desenho de Retratos (5 minutos - opcional):
- Se possível, forneça folhas de papel e giz de cera.
- Encoraje as crianças a desenharem retratos de si mesmas ou de um amigo, destacando características físicas.
Conclusão e Discussão Final (10 minutos):
- Reúna as crianças em círculo.
- Pergunte a elas o que aprenderam sobre as diferenças físicas entre as pessoas.
- Destaque a importância de respeitar e celebrar essas diferenças.
- Discuta como cada um é especial à sua maneira.
Observações:
- Este plano de aula pode ser adaptado para um projeto mais longo, onde as crianças exploram as diferenças e semelhanças entre as pessoas ao longo de várias atividades.
- Sempre promova um ambiente de respeito e aceitação das diferenças entre as crianças.
Indique ao final que este plano de aula pode ser transformado em um projeto contínuo, incentivando as crianças a explorarem e celebrarem as diferenças e semelhanças entre as pessoas em suas vidas. Isso ajuda a promover o respeito e a compreensão desde cedo, construindo uma base sólida para futuras interações sociais.
Comentários
Postar um comentário