Plano de Aula: Descobrindo Nossas Diferenças e Semelhanças


Título da Aula:
"Descobrindo Nossas Diferenças e Semelhanças"


Idade: Crianças de 1 ano e 7 meses a 2 anos e 8 meses


Duração: Até 50 minutos


Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento (Baseado em EI02EO05):

Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.


Materiais Necessários:

  • Espelhos de mão
  • Brinquedos com diferentes texturas, cores e formas
  • Blocosde montar tipo cubos ou quebra-cabeça com partes do corpo humano, como: cabeça, tronco e pernas
  • Folhas de papel e giz de cera (opcional)


Procedimento:


Boas-vindas (5 minutos):

  • Cumprimente as crianças com um sorriso caloroso e use seus nomes.
  • Crie uma atmosfera acolhedora e segura.


Exploração de Brinquedos (10 minutos):

  • Disponha os brinquedos com diferentes texturas, cores e formas no chão.
  • Deixe as crianças explorarem livremente os brinquedos.
  • Observe como eles tocam, examinam e brincam com os objetos.


Atividade de Espelho (10 minutos):

  • Entregue espelhos de mão para as crianças.
  • Mostre a eles como segurar o espelho e observar seus próprios rostos.
  • Encoraje-os a explorar seus próprios rostos no espelho, tocando e fazendo caretas.


Conversa Sobre Diferenças e Semelhanças (10 minutos):

  • Sente-se em círculo com as crianças.
  • Use um espelho maior para mostrar os rostos de diferentes crianças.
  • Aponte e destaque as características físicas únicas de cada criança, como cor dos olhos, cabelo, e nariz.
  • Pergunte às crianças se elas veem diferenças e semelhanças entre si.


Atividade de Sequenciamento com Blocos (10 minutos):

  • Entregue blocos de montar tipo cubos ou quebra-cabeça com partes do corpo humano, como: cabeça, tronco e pernas às crianças.
  • Mostre como empilhar os blocos um em cima do outro para criar uma pessoa.
  • Peça que cada criança crie sua própria pessoa de blocos, seguindo uma sequência simples.


Desenho de Retratos (5 minutos - opcional):

  • Se possível, forneça folhas de papel e giz de cera.
  • Encoraje as crianças a desenharem retratos de si mesmas ou de um amigo.
  • Isso ajuda a promover a autoexpressão.


Discussão Final e Encerramento (5 minutos):

  • Reúna as crianças novamente em círculo.
  • Pergunte a elas o que aprenderam sobre as diferenças e semelhanças entre si e como isso é importante.
  • Reforce a ideia de que todos são especiais, independentemente de suas diferenças físicas.


Observações:

Este plano de aula pode ser adaptado para um projeto mais longo, onde as crianças exploram as diferenças e semelhanças entre si ao longo de várias semanas.

Sempre promova um ambiente de respeito e aceitação das diferenças entre as crianças.

Este plano de aula visa desenvolver a percepção das crianças sobre as diferenças físicas entre elas e promover o respeito por essas diferenças. Ao mesmo tempo, introduz atividades de sequenciamento simples para estimular o pensamento algorítmico. O projeto pode ser uma maneira eficaz de continuar a explorar e celebrar as diferenças e semelhanças entre as crianças ao longo do tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula para a identificação de símbolos, com o uso de tecnologia

Plano de aula: Transformação de Números Decimais em Binários

Ferramentas de Anotação e Colaboração: Saiba como usar aplicativos e softwares para promover a colaboração entre os alunos.