Título da Aula: "Descobrindo Nossas Diferenças e Semelhanças"
Idade: Crianças de 1 ano e 7 meses a 2 anos e 8 meses
Duração: Até 50 minutos
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento (Baseado em EI02EO05):
Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
Materiais Necessários:
- Espelhos de mão
- Brinquedos com diferentes texturas, cores e formas
- Blocosde montar tipo cubos ou quebra-cabeça com partes do corpo humano, como: cabeça, tronco e pernas
- Folhas de papel e giz de cera (opcional)
Procedimento:
Boas-vindas (5 minutos):
- Cumprimente as crianças com um sorriso caloroso e use seus nomes.
- Crie uma atmosfera acolhedora e segura.
Exploração de Brinquedos (10 minutos):
- Disponha os brinquedos com diferentes texturas, cores e formas no chão.
- Deixe as crianças explorarem livremente os brinquedos.
- Observe como eles tocam, examinam e brincam com os objetos.
Atividade de Espelho (10 minutos):
- Entregue espelhos de mão para as crianças.
- Mostre a eles como segurar o espelho e observar seus próprios rostos.
- Encoraje-os a explorar seus próprios rostos no espelho, tocando e fazendo caretas.
Conversa Sobre Diferenças e Semelhanças (10 minutos):
- Sente-se em círculo com as crianças.
- Use um espelho maior para mostrar os rostos de diferentes crianças.
- Aponte e destaque as características físicas únicas de cada criança, como cor dos olhos, cabelo, e nariz.
- Pergunte às crianças se elas veem diferenças e semelhanças entre si.
Atividade de Sequenciamento com Blocos (10 minutos):
- Entregue blocos de montar tipo cubos ou quebra-cabeça com partes do corpo humano, como: cabeça, tronco e pernas às crianças.
- Mostre como empilhar os blocos um em cima do outro para criar uma pessoa.
- Peça que cada criança crie sua própria pessoa de blocos, seguindo uma sequência simples.
Desenho de Retratos (5 minutos - opcional):
- Se possível, forneça folhas de papel e giz de cera.
- Encoraje as crianças a desenharem retratos de si mesmas ou de um amigo.
- Isso ajuda a promover a autoexpressão.
Discussão Final e Encerramento (5 minutos):
- Reúna as crianças novamente em círculo.
- Pergunte a elas o que aprenderam sobre as diferenças e semelhanças entre si e como isso é importante.
- Reforce a ideia de que todos são especiais, independentemente de suas diferenças físicas.
Observações:
Este plano de aula pode ser adaptado para um projeto mais longo, onde as crianças exploram as diferenças e semelhanças entre si ao longo de várias semanas.
Sempre promova um ambiente de respeito e aceitação das diferenças entre as crianças.
Este plano de aula visa desenvolver a percepção das crianças sobre as diferenças físicas entre elas e promover o respeito por essas diferenças. Ao mesmo tempo, introduz atividades de sequenciamento simples para estimular o pensamento algorítmico. O projeto pode ser uma maneira eficaz de continuar a explorar e celebrar as diferenças e semelhanças entre as crianças ao longo do tempo.
Comentários
Postar um comentário