A Linguagem e o Pensamento da Criança de Jean Piaget - Cap 2


No segundo capítulo, Piaget discute as diferenças entre a linguagem infantil e a linguagem adulta. Piaget também discute a importância do jogo no desenvolvimento da linguagem infantil. Por fim, Piaget discute a importância da interação social no desenvolvimento da linguagem infantil.

Diferenças entre a linguagem infantil e a linguagem adulta

Piaget argumenta que a linguagem infantil é egocêntrica, o que significa que as crianças falam de si mesmas e de suas experiências sem levar em consideração o ponto de vista dos outros. Por exemplo, uma criança pode dizer "Eu posso comer um biscoito" sem perguntar se os outros também querem comer um biscoito. As crianças também têm dificuldade em entender a perspectiva dos outros, o que pode levar a mal-entendidos e conflitos. Por exemplo, uma criança pode dizer "Eu quero brincar com a bola" para outra criança que já está brincando com a bola. A segunda criança pode ficar zangada porque a primeira criança não está considerando seus sentimentos, que já está brincando com a bola ou que pretendia brincar com ela.

A importância do jogo no desenvolvimento da linguagem infantil

Piaget também discute a importância do jogo no desenvolvimento da linguagem infantil. Ele argumenta que o jogo ajuda as crianças a desenvolver a capacidade de pensar simbolicamente, o que é essencial para o desenvolvimento da linguagem. Por exemplo, uma criança pode brincar de casinha e imaginar que é uma mãe ou um pai ou um outro parente/pessoa. Isso ajuda a criança a desenvolver a capacidade de pensar sobre coisas que não estão presentes. O jogo também ajuda as crianças a aprender a cooperar com os outros, o que é importante para o desenvolvimento da linguagem social. Por exemplo, duas crianças podem brincar de pique esconde e ter que cooperar para encontrar uma maneira de se esconder e ser encontradas.

A importância da interação social no desenvolvimento da linguagem infantil

Por fim, Piaget discute a importância da interação social no desenvolvimento da linguagem infantil. Ele argumenta que as crianças aprendem a linguagem através da interação com os adultos e com outras crianças. Os adultos podem ajudar as crianças a aprender a linguagem fornecendo-lhes modelos de linguagem e respondendo às suas perguntas. As crianças também podem aprender a linguagem interagindo umas com as outras. Por exemplo, uma criança pode aprender uma nova palavra observando uma outra criança usar essa palavra.

Piaget argumenta que a linguagem infantil é um processo ativo de construção. As crianças não simplesmente absorvem a linguagem dos adultos, mas também a adaptam às suas próprias necessidades e experiências. O desenvolvimento da linguagem infantil é um processo contínuo que ocorre ao longo da infância.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula para a identificação de símbolos, com o uso de tecnologia

Plano de aula: Transformação de Números Decimais em Binários

Ferramentas de Anotação e Colaboração: Saiba como usar aplicativos e softwares para promover a colaboração entre os alunos.