A Linguagem e o Pensamento da Criança de Jean Piaget - Cap 3


No terceiro capítulo do livro A Linguagem e o Pensamento da Criança, Jean Piaget discute o desenvolvimento da linguagem infantil no estágio pré-operacional (2-7 anos). Ele argumenta que as crianças neste estágio começam a desenvolver a capacidade de pensar simbolicamente, o que lhes permite usar palavras e frases para representar objetos e eventos que não estão presentes.

Piaget também discute o desenvolvimento da brincadeira simbólica no estágio pré-operacional. Ele argumenta que as crianças neste estágio começam a usar a linguagem para criar mundos imaginários e para representar diferentes papéis sociais.

Por fim, Piaget discute o desenvolvimento da autoconsciência no estágio pré-operacional. Ele argumenta que as crianças neste estágio começam a desenvolver um senso de si mesmas como indivíduos separados dos outros, e que elas começam a usar a linguagem para expressar seus sentimentos e pensamentos pessoais.

Estas são algumas informações adicionais sobre o desenvolvimento da linguagem infantil no estágio pré-operacional:

  • Pensamento simbólico: As crianças no estágio pré-operacional começam a desenvolver a capacidade de pensar simbolicamente, o que lhes permite usar palavras e frases para representar objetos e eventos que não estão presentes. Por exemplo, uma criança pode dizer "cachorro" ao ver um cachorro real, ou pode dizer "sonho" ao falar sobre um sonho que teve.
  • Brincadeira simbólica: As crianças no estágio pré-operacional também começam a usar a linguagem para criar mundos imaginários e para representar diferentes papéis sociais. Por exemplo, uma criança pode brincar de casinha com seus amigos e representar diferentes membros da família.
  • Autoconsciência: As crianças no estágio pré-operacional também começam a desenvolver um senso de si mesmas como indivíduos separados dos outros. Isso é refletido na maneira como elas começam a usar a linguagem para expressar seus sentimentos e pensamentos pessoais. Por exemplo, uma criança pode dizer "Estou com raiva" ou "Estou triste".

Piaget argumenta que o desenvolvimento da linguagem infantil no estágio pré-operacional é um processo gradual que ocorre ao longo de um período de vários anos. Ele também argumenta que o desenvolvimento da linguagem é influenciado por uma variedade de fatores, incluindo a maturação biológica, o ambiente social e o desenvolvimento cognitivo.


Aqui estão algumas das conclusões de Piaget sobre o desenvolvimento da linguagem infantil no estágio pré-operacional:

  • As crianças neste estágio começam a desenvolver a capacidade de pensar simbolicamente, o que lhes permite usar palavras e frases para representar objetos e eventos que não estão presentes.
  • As crianças neste estágio começam a desenvolver a capacidade de usar a linguagem para criar mundos imaginários e para representar diferentes papéis sociais.
  • As crianças neste estágio começam a desenvolver um senso de si mesmas como indivíduos separados dos outros, e que elas começam a usar a linguagem para expressar seus sentimentos e pensamentos pessoais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula para a identificação de símbolos, com o uso de tecnologia

Plano de aula: Transformação de Números Decimais em Binários

Ferramentas de Anotação e Colaboração: Saiba como usar aplicativos e softwares para promover a colaboração entre os alunos.