A Linguagem e o Pensamento da Criança de Jean Piaget - Cap 4


No quarto capítulo do livro A Linguagem e o Pensamento da Criança de Jean Piaget, ele discute o desenvolvimento da linguagem infantil no estágio operacional concreto (7-11 anos). Ele argumenta que as crianças neste estágio começam a desenvolver a capacidade de pensar logicamente sobre objetos e eventos concretos.

Piaget também discute o desenvolvimento da capacidade de classificação e seriação no estágio operacional concreto. Ele argumenta que as crianças neste estágio começam a desenvolver a capacidade de classificar objetos de acordo com diferentes critérios, e que elas começam a desenvolver a capacidade de ordenar objetos de acordo com diferentes critérios.

Por fim, Piaget discute o desenvolvimento da capacidade de conservação no estágio operacional concreto. Ele argumenta que as crianças neste estágio começam a desenvolver a capacidade de entender que a quantidade de um objeto não muda se sua forma mudar. Por exemplo, uma criança no estágio operacional concreto pode entender que há a mesma quantidade de água em um copo alto e estreito do que em um copo baixo e largo, mesmo que os copos pareçam ter tamanhos diferentes.

A seguir são apresentadas algumas informações adicionais sobre o desenvolvimento da linguagem infantil no estágio operacional concreto:

  • Pensamento lógico: As crianças no estágio operacional concreto começam a desenvolver a capacidade de pensar logicamente sobre objetos e eventos concretos. Isso significa que elas podem começar a entender conceitos como causa e efeito, tempo e espaço. Por exemplo, uma criança no estágio operacional concreto pode entender que se ela jogar uma bola no ar, ela vai cair de volta.
  • Classificação: As crianças no estágio operacional concreto também começam a desenvolver a capacidade de classificar objetos de acordo com diferentes critérios. Por exemplo, elas podem classificar objetos por tamanho, cor, forma ou função.
  • Seriação: As crianças no estágio operacional concreto também começam a desenvolver a capacidade de ordenar objetos de acordo com diferentes critérios. Por exemplo, elas podem ordenar objetos por tamanho, altura ou peso.
  • Conservação: As crianças no estágio operacional concreto também começam a desenvolver a capacidade de conservação. Isso significa que elas podem entender que a quantidade, a massa e o volume de um objeto não mudam se sua forma mudar. Por exemplo, uma criança no estágio operacional concreto pode entender que há a mesma quantidade de água em um copo alto e estreito do que em um copo baixo e largo, mesmo que os copos pareçam ter tamanhos diferentes.

Piaget argumenta que o desenvolvimento da linguagem infantil no estágio operacional concreto é um processo gradual que ocorre ao longo de um período de vários anos. Ele também argumenta que o desenvolvimento da linguagem é influenciado por uma variedade de fatores, incluindo a maturação biológica, o ambiente social e o desenvolvimento cognitivo.

Aqui estão alguns exemplos específicos de como as crianças no estágio operacional concreto usam a linguagem:

  • Elas podem usar a linguagem para descrever objetos e eventos concretos.
  • Elas podem usar a linguagem para fazer perguntas e obter informações.
  • Elas podem usar a linguagem para resolver problemas.
  • Elas podem usar a linguagem para expressar seus pensamentos e sentimentos.

O desenvolvimento da linguagem infantil no estágio operacional concreto é um processo importante que ajuda as crianças a se tornarem mais capazes de pensar e aprender.

Aqui estão algumas das conclusões de Piaget sobre o desenvolvimento da linguagem infantil no estágio operacional concreto:

  • As crianças neste estágio começam a desenvolver a capacidade de pensar logicamente sobre objetos e eventos concretos.
  • As crianças neste estágio começam a desenvolver a capacidade de classificar objetos de acordo com diferentes critérios.
  • As crianças neste estágio começam a desenvolver a capacidade de ordenar objetos de acordo com diferentes critérios.
  • As crianças neste estágio começam a desenvolver a capacidade de conservação.

Piaget argumenta que o desenvolvimento da linguagem infantil no estágio operacional concreto é um processo gradual que ocorre ao longo de um período de vários anos. Ele também argumenta que o desenvolvimento da linguagem é influenciado por uma variedade de fatores, incluindo a maturação biológica, o ambiente social e o desenvolvimento cognitivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula para a identificação de símbolos, com o uso de tecnologia

Plano de aula: Transformação de Números Decimais em Binários

Ferramentas de Anotação e Colaboração: Saiba como usar aplicativos e softwares para promover a colaboração entre os alunos.