A Linguagem e o Pensamento da Criança de Jean Piaget - Cap 1


Piaget argumenta que a linguagem é um meio de pensamento. Ele afirma que a linguagem não é simplesmente um meio de comunicação, mas também um meio de pensamento. A linguagem permite que as crianças pensem sobre conceitos abstratos e complexos, e também permite que elas compartilhem seus pensamentos com os outros.

Piaget divide o desenvolvimento da linguagem infantil em quatro estádios:

  • Estádio sensório-motor (0-2 anos): Durante esse estádio, as crianças aprendem sobre o mundo através de seus sentidos e movimentos. Elas não têm linguagem, mas começam a desenvolver símbolos para representar objetos e eventos. Por exemplo, uma criança pode apontar para um cachorro e dizer "au".
  • Estádio pré-operacional (2-7 anos): Durante esse estádio, as crianças começam a desenvolver a linguagem. Elas aprendem a usar palavras e frases para se comunicar com os outros. Elas também começam a desenvolver a capacidade de pensar simbolicamente, o que lhes permite pensar sobre coisas que não estão presentes. Por exemplo, uma criança pode brincar de casinha e imaginar que é uma mãe.
  • Estádio operatório concreto (7-11 anos): Durante esse estádio, as crianças desenvolvem a capacidade de pensar logicamente sobre objetos e eventos concretos. Elas aprendem a usar regras e conceitos para resolver problemas. Por exemplo, uma criança pode aprender a multiplicar números.
  • Estádio operatório formal (11-15 anos): Durante esse estádio, as crianças desenvolvem a capacidade de pensar logicamente sobre objetos e eventos abstratos. Elas aprendem a usar hipóteses e proposições para resolver problemas. Por exemplo, uma criança pode pensar sobre o conceito de liberdade.

Piaget argumenta que o desenvolvimento da linguagem está intimamente ligado ao desenvolvimento do pensamento. A linguagem permite que as crianças pensem sobre conceitos abstratos e complexos, e também permite que elas compartilhem seus pensamentos com os outros.

Aqui estão algumas das conclusões de Piaget sobre o desenvolvimento da linguagem infantil:

  • O desenvolvimento da linguagem é um processo contínuo que ocorre ao longo da infância.
  • O desenvolvimento da linguagem é influenciado por uma variedade de fatores, incluindo a maturação biológica, o ambiente social e o desenvolvimento cognitivo.
  • A linguagem é um meio de pensamento que permite às crianças pensar sobre conceitos abstratos e complexos.
  • A linguagem é um meio de comunicação que permite às crianças compartilhar seus pensamentos com os outros 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula para a identificação de símbolos, com o uso de tecnologia

Plano de aula: Transformação de Números Decimais em Binários

Ferramentas de Anotação e Colaboração: Saiba como usar aplicativos e softwares para promover a colaboração entre os alunos.