Tornando-se um Autor Acadêmico: Experiências na Escrita e Publicação de Textos na Vida Acadêmica

Ao ingressar na vida acadêmica, alguns professores solicitaram a escrita e publicação de textos acadêmicos na minha área de estudo. No que diz respeito à escrita, essas demandas incluíam a produção de resumos, relatórios, fichamentos, resenhas e, principalmente, o trabalho de conclusão de curso (TCC).

Em relação aos tipos de textos acadêmicos para publicação, podem ser considerados ensaios, resumos, pôsteres, artigos curtos, artigos completos, Revisões Sistemáticas de Literatura (RSL), Mapeamentos Sistemáticos de Literatura (MSL), entre outros.

Para aprimorar a escrita e a apresentação dos textos acadêmicos, era necessário compreender e aprender as normas específicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), além de respeitar as diretrizes estabelecidas pelos periódicos e eventos nos quais os textos seriam submetidos.

A participação em eventos de extensão, ciência e pesquisa é muito relevante para a publicação e divulgação dos estudos e pesquisas realizados durante a graduação e pós-graduação. Como fiz minha graduação na UFRGS, tive a oportunidade de participar de vários eventos acadêmicos e adquirir experiências valiosas tanto como participante quanto como autora de textos acadêmicos.

O estudo contínuo e o aprofundamento dos conhecimentos nas minhas áreas de interesse me ajudaram a adquirir embasamento teórico para subsidiar a construção e estruturação dos textos acadêmicos desenvolvidos.

Outro fator que contribuiu significativamente para a participação nesses eventos e apresentação de artigos foi a minha bolsa de Iniciação Científica (PIBIC).

Mesmo após a graduação, continuei envolvida na produção de textos e materiais acadêmicos durante minha primeira especialização em Informática na Educação (ESPIE-UFRGS) e na segunda especialização em Mídias na Educação - Ciclo Avançado (MA-UFRGS).

Com minha entrada no Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE-IFRS) e o contato com novos estudos e aprofundamentos em determinadas temáticas, meu envolvimento com a escrita de textos acadêmicos aumentou.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula para a identificação de símbolos, com o uso de tecnologia

Plano de aula: Transformação de Números Decimais em Binários

Ferramentas de Anotação e Colaboração: Saiba como usar aplicativos e softwares para promover a colaboração entre os alunos.