Pular para o conteúdo principal

XIV Salão de Iniciação Científica

 

 No primeiro ano de atividades com bolsa realizei principalmente atividades de capacitação para trabalhar com programas de autoria que eram utilizadas na disciplina e depois comecei a produzir tutoriais digitais sobre alguns desses programas.

Como a minha bolsa na época era do tipo PIBIC (Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)) e por esse motivo no ano seguinte, 2002, comecei a trabalhar mais efetivamente com as atividades de tutoria da disciplina EDU 3375 - Computador na Educação, e começar a organizar junto a professora orientadora a construção do projeto de pesquisa para ser apresentado no Salão de Iniciação Científica da UFRGS no final do ano.

Durante o primeiro semestre realizamos a construção e envio do resumo do projeto para a inscrição no Salão de Iniciação científica. Após começamos a trabalhar com a implementação das atividades relativas ao projeto com os alunos para verificar a validade da proposta de trabalhos.

Depois desta primeira apresentação de projeto no SIC em 2002 realizei mais três apresentações em Salões de Iniciação Científica nos anos seguintes de 2003, 2004 e 2005.

Arte feita para o XIV SIC

Este foi meu 1º SIC, nele apresentei o trabalho de título:

XIV Salão de Iniciação Científica
02 a 06 de Dezembro de 2002

Animações Multimídia para Apoiar o Processo de Construção do Conhecimento.
Anita Raquel da Silva Grando, Liane Margarida Rockenbach Tarouco (Departamento de Estudos Especiais, Projeto LUAR, Faculdade de Educação, UFRGS)

XIV Salão de Iniciação Científica
PROPESQ


Estas são as capas dos projetos que apresentei nos SIC de 2002, 2003, 2004 e 2005:
Apresentação do projeto de 2002
Apresentação do projeto de 2003

Apresentação do projeto de 2004

Apresentação do projeto de 2005


Mais adiante eu falarei um pouco mais de cada um destes trabalhos separadamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula: Transformação de Números Decimais em Binários

Plano de aula para 9º ano do Ensino Fundamental, anos finais, área de Matemática e focando na Transformação de Números Decimais em Binários: Título da Aula: Transformação de Números Decimais em Binários Nível de Ensino: 9º ANO Área: MATEMÁTICA Unidade Temática: Grandezas e medidas Habilidades: (EF09MA18) Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros. Objetivo de Aprendizagem: Compreender o processo de divisão de números decimais por dois até atingir o resultado de zero ou um, desenvolvendo habilidades de conversão de números decimais em binários. Unidades de medida utilizadas na informática Duração: 50 minutos Recursos Necessários: Quadro ou tela para apresentação. Marcadores ou giz colorido. Texto com orientações sobre a transformação de números decimais em binários. Exercícios impressos ...

Plano de Aula: Explorando Padrões e Sequências na Educação Infantil

Plano de Aula: Explorando Padrões e Sequências na Educação Infantil Objetivo de Aprendizagem: (EI03CO01) Reconhecer padrões de repetição em sequências de sons, movimentos e desenhos. Duração: Até 50 minutos Base Teórica: Estágio Pré-operatório (2 a 7 anos), com foco na faixa etária de 4 a 5 anos. Neste estágio, as crianças são simbólicas e imaginativas, capazes de decompor problemas, reconhecer padrões e desenvolver pensamento algorítmico. Atividades: 1. Boas-Vindas e Discussão (5 minutos): Cumprimente as crianças de forma acolhedora. Pergunte se eles já perceberam padrões em músicas, movimentos ou desenhos. 2. Exploração de Sons e Movimentos (10 minutos): Toque músicas com batidas rítmicas. Peça às crianças que batam palmas, pulem ou movam seus corpos de acordo com os ritmos. 3. Criação de Padrões Sonoros (10 minutos): Forneça instrumentos musicais simples, como tambores e chocalhos. Peça às crianças que criem seus próprios padrões sonoros. 4. Desenho de Padrões (10 minutos): Forne...

Plano de Aula: Introdução ao Pensamento Computacional na Educação Infantil

Plano de Aula: Introdução ao Pensamento Computacional na Educação Infantil Objetivo de Aprendizagem: (EI03CO01) Reconhecer padrões de repetição em sequências de sons, movimentos e desenhos. Duração: Até 50 minutos Base Teórica: Estágio Pré-operatório (2 a 7 anos), com foco na faixa etária de 4 a 5 anos. Neste estágio, as crianças são mais simbólicas e imaginativas, sendo capazes de realizar a decomposição de problemas e reconhecer padrões. Atividades: 1. Boas-Vindas (5 minutos): Receba as crianças com entusiasmo, criando uma atmosfera acolhedora. Explique que hoje elas vão explorar padrões e sequências, como quando brincam de seguir um líder. 2. Atividade de Movimento e Padrões (15 minutos): Peça às crianças que formem um círculo. Comece uma coreografia simples, como bater palmas, pular ou dançar. Explique que você será o "líder" e que eles devem repetir os movimentos que você fizer. Faça movimentos simples e crie um padrão, como "palmas, palmas, pular, palmas". ...