3D - minha experiência e algumas possibilidades

 

A proposta de se trabalhar com 3D muitas vezes pode parecer um pouco distante devido ao fato das ferramentas para tal possam parecer caras e complexas, mas as vezes tudo vai depender do que realmente pretendemos fazer ou precisamos.

Uma das minhas primeiras experiências com programas 3D foi produzindo um tutorial do programa 3DChoreographer, na época me fora solicitado a produção do tutorial para servir de apoio aos alunos. 

Tela inicia do programa 3DChoreograppher


Durante a construção deste tutorial comecei a considerar possibilidades de trabalhos educacionais na construção de objetos simples e complexos com alunos do ensino fundamental e médio. Lógico que muito dependerá dos alunos, pois não posso propor que atividades prontas sem saber a quem se destinará.

Possibilidades são possíveis trabalhos a serem realizados com determinados grupos de alunos a partir de conteúdos específicos ou de ideias que surgem durante o processo de ensino e aprendizagem.

A proposta de trabalhar com a elaboração de elementos em ferramentas 3D com os alunos pode ser inserida em diversos conteúdos educacionais, o que vai mudar em cada um deles é a complexidade do material que será construído pelos alunos. Sim, pelos alunos, por mais que tenhamos receio em utilizarmos algumas dessas ferramentas são os nossos alunos os principais protagonistas na escolha e construção dos objetos.

O interessante de se trabalhar com ferramentas 3D é a possibilidade de imprimir os projetos produzidos e dos alunos virem a construir/montar seus projetos.

 Alguns programas 3D que podem ser utilizados com os alunos:

 Sweet Home 3D: permite realizar trabalhos de construção de casas e tem uma biblioteca cheia de moveis. É interessante para se trabalhar a organização dos espaços com os pequenos, além de conceitos de matemática e projetos "urbanos" com os maiores.

MyVirtualHome: pode ser considerado um versão bem mais avançada do Sweet Home 3D. Pode ser utilizados com alunos menores, mas tudo vai depender do engajamento do grupo.

Google SketchUp: esta ferramenta permite a construção de diversos tipos de objetos simples e complexos, com interesse e criatividade os alunos podem construir desde objetos simples como retângulos e cubos como casa e edificações.


Google Earth: possibilita trabalhar noções de localização no bairro e na cidade com os pequenos. Além de geografia no mundo, como a possibilidade de visitar alguns planetas e satélites que pode ser feita tanto com os grandes como com os pequenos. Este programa tem a opção de Street View que permite que o usuário tenha a experiência de caminhar pelas ruas da localidade. O programa tem apenas a opção de visualização 3D.

Blender: é uma ferramenta mais avançada para trabalhar a modelagem de objetos como carros.


3DCrafter: possui vários modelos pré prontos de objetos 3D para serem utilizados pelos alunos.


Agora é só começar a colocar em prática algum trabalho utilizando estas ferramentas 3D.

Logo trarei mais ideias.

Deixe dicas de assuntos que tenha interesse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula para a identificação de símbolos, com o uso de tecnologia

Plano de aula: Transformação de Números Decimais em Binários

Ferramentas de Anotação e Colaboração: Saiba como usar aplicativos e softwares para promover a colaboração entre os alunos.