Sistema para webconferências


Logo que iniciei meu trabalho com atividades educacionais a distância como bolsista na faculdade de educação, fui apresentada aos programas da Macromidea e um deles foi o sistema de webconferência Breeze.

Breeze Live foi utilizado para criar salas de encontro online, onde realizávamos reuniões, cursos, apresentações sob demanda, e muito mais. Esse sistema nos proporcionava flexibilidade para especificar a forma como o material da apresentação apareceria para os usuários, permitindo o uso de áudio, vídeo, Microsoft Power Point, enquetes eletrônicas e até mesmo aplicações rodando em nosso computador.

Durante o período em que atuei como bolsista, desenvolvemos tutoriais para a utilização do sistema e o utilizamos periodicamente para realizar palestras online e apresentações de artigos no Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias da Educação realizado no CINTED (Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação), onde também fui bolsista.

Posteriormente, a empresa Macromidea foi comprada pela Adobe, juntamente com seus programas, e o sistema de webconferência passou a se chamar Connect.

O sistema Connect, proprietário, é uma versão melhorada da versão anterior, oferecendo ainda mais recursos e possibilidades.

Com as mudanças realizadas em relação à compra e venda do sistema, migramos para o novo sistema Connect e passamos a utilizá-lo como sistema padrão para a realização de webconferências.

Em um momento posterior, a UFRGS, com o auxílio de diversos professores, desenvolveu um sistema de webconferência muito similar chamado MConf, que foi disponibilizado gratuitamente para ser utilizado pelas unidades da universidade. Inicialmente, ele funcionava como um sistema independente e, posteriormente, foi integrado ao ambiente Moodle institucional, ampliando ainda mais as possibilidades de utilização das webconferências na educação a distância.

Essas ferramentas têm sido fundamentais para promover a interação e o engajamento dos alunos em ambientes virtuais de aprendizagem, permitindo a realização de atividades síncronas e assíncronas de forma eficiente e colaborativa. A evolução desses sistemas de webconferência tem possibilitado uma experiência mais dinâmica e enriquecedora para professores e alunos na educação a distância.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula para a identificação de símbolos, com o uso de tecnologia

Plano de aula: Transformação de Números Decimais em Binários

Ferramentas de Anotação e Colaboração: Saiba como usar aplicativos e softwares para promover a colaboração entre os alunos.