A importância da utilização das mídias articuladas a projeto pedagógico


No ambiente escolar atual, nos deparamos com alunos da chamada Geração Y, que são nativos digitais e produtores de conteúdo online, e adolescentes da Geração Z, que incorporam facilmente as tecnologias em seu dia a dia. Essas gerações dominam habilidades como digitar e enviar mensagens pelo celular e tablets de forma tão rápida que mal conseguimos acompanhar a leitura do que foi escrito. Além disso, eles são proficientes em acessar várias redes sociais e enviar e receber arquivos por elas, enquanto ainda estamos utilizando o e-mail como principal forma de comunicação. No entanto, quando se deparam com a necessidade de realizar um trabalho escolar formal, muitos enfrentam dificuldades com as regras básicas de formatação e escrita que são essenciais nesse contexto.

Esses novos aspectos evidenciam a realidade em que nossos alunos vivem, onde estão constantemente expostos a informações atualizadas sobre tecnologias que consideram básicas, como aplicativos para celulares e tablets com sistema Android, jogos colaborativos, vídeos e atalhos no computador. Nem sempre essas descobertas são bem recebidas pelo corpo docente da escola, mas para os alunos é fascinante estar mais atualizados do que seus próprios professores.

Para atender às necessidades de uma educação formal transmitida pela escola e ao mesmo tempo aproveitar o interesse dos alunos pelas tecnologias, é fundamental que nós, professores, busquemos dentro de nossas áreas de atuação as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) e mídias que possam auxiliar na apresentação dos conteúdos escolares de forma atrativa e interessante. Conforme proposto por Perrenoud (2000), é essencial desenvolvermos novas competências que nos permitam explorar o potencial das tecnologias atuais no contexto educacional.

O autor destaca 10 grandes famílias de competências para os professores:

Organizar e direcionar situações de aprendizagem;
Gerenciar a progressão das aprendizagens;
Conceber e evoluir os dispositivos de diferenciação;
Engajar os alunos em suas aprendizagens e trabalhos;
Trabalhar em equipe;
Participar da administração escolar;
Informar e envolver os pais;
Utilizar novas tecnologias;
Enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão;
Gerir a própria formação.


A proposta de trabalhar com projetos, como sugerido por Moran e Almeida (2005), torna-se relevante considerando a necessidade de introduzir novas tecnologias e mídias em nossas aulas. Dessa forma, podemos propor a elaboração dos trabalhos com o apoio de ferramentas que oferecem suporte para a criação e apresentação de projetos de forma mais criativa e elaborada.

Em breve, trarei mais materiais e informações relevantes para vocês. Deixem suas dicas e sugestões de assuntos nos comentários, para que possamos abordar temas de seu interesse. Juntos, vamos explorar as possibilidades de uma educação cada vez mais conectada e significativa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula para a identificação de símbolos, com o uso de tecnologia

Plano de aula: Transformação de Números Decimais em Binários

Ferramentas de Anotação e Colaboração: Saiba como usar aplicativos e softwares para promover a colaboração entre os alunos.