AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA GAMIFICATION NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES


Resumo

A gamification tem sido um tema de pesquisa muito frequente nos últimos anos, na área daeducação, apresentando alguns resultados positivos, tais como: aumentando o engajamento e amotivação dos estudantes. Contudo, os estudos sobre gamification como estratégia instrucionalsão recentes e necessitam de maiores dados para auxiliar os docentes no seu uso em sala deaula. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo avaliar o impacto da gamification utilizando aferramenta Kahoot em sala de aula. Assim, foi realizada uma aula gamificada para uma turmacom 17 alunos de uma disciplina de programação de um curso Superior do Instituto Federal deEducação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Os resultados apresentaram um impactopositivo no aumento do engajamento dos alunos com o ensino de programação por meio dagamification utilizando o Kahoot. Além disso, foi identificado o desejo dos alunos quanto ao usode jogos digitais em sala de aula. Assim sendo, a gamification e a aprendizagem baseada nestetipo de metodologia podem ser boas alternativas para aumentar a qualidade do ensino gerandoexperiências significativas em sala de aula.

Palavras-chave: Gamification, Aprendizagem baseada em Jogos, Ensino de Programação,Kahoo

Vinicius Lunkes; Anita Raquel; César Vianna; Gisele Ramires; Silvia Bertagnolli
Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS


Conference: V Congresso Internacional das TIC na EducaçãoAt: Lisboa-Portugal

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