Tutoriais produzidos para a bolsa.

Logo que comecei a trabalhar com os programas de computador na bolsa já comecei a produzir meus primeiros tutorias sobre como trabalhar com as ferramentas de cada um dos programas.

Os tutoriais a que me refiro também podem ser chamadas de apostilas digitais, que podem ser produzidas em formato HTML, PDF ou animações.

Um dos primeiros tutoriais que produzi foi do programa Flash em 2003, quando ele ainda pertencia a empresa Macromedia. Deste tenha apenas algumas imagens que que capturei para produzir o tutorial, ele em sim não tenho mais os arquivos.

Logo em 2002/2003

Palco do Flash 5

Janela de comandos/ações


Depois deste tutorial do Flash acabei produzindo um sobre o PowerPoint para servir de material de apoio para os alunos do segundo semestre de 2003. como na época ainda não conhecia muitos  recursos para produzir tutoriais utilizei o próprio PowerPoint para fazer. O resultado ficou bem legal e alguns alunos me falaram que utilizaram muito aquele material para produzir apresentações. De lá para cá percebo que mesmo com todas as atualizações no layout do PowerPoint a maioria das opções e ferramentas estão no programa e ainda podemos utilizar das mesmas estratégias para se produzir boas apresentações. O link para o tutorial, agora em versão vídeo é este:


Meu primeiro tutorial do PowerPoint 

 Espero que gostem dele, e lembrem que ele foi feito em 2003!

Mais adiante trarei outros tutorias que já produzi e alguns novos também!

 
Observação:
Não são todas as bolsas que precisamos trabalhar com a produção desse tipo de material, tudo vai depender do Curso que estamos realizando e do projeto ao qual a bolsa está vinculada. Em algumas bolsas o bolsista faz pesquisas bibliográficas ou de campo e produz artigos como resultado de seu trabalho. Da mesma forma que nem todas as bolsas implicam na participação do SIC (Salão de Iniciação Científica). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula para a identificação de símbolos, com o uso de tecnologia

Plano de aula: Transformação de Números Decimais em Binários

Ferramentas de Anotação e Colaboração: Saiba como usar aplicativos e softwares para promover a colaboração entre os alunos.